O apocalipse resultará da digitalização sem limites

Gilson Schwartz menciona a visão de Günther Anders, autor que profetizou o fim do planeta se a internet se desenvolver sem qualquer tipo de limite

 08/05/2023 - Publicado há 12 meses

Logo da Rádio USP

“Se alguém queria uma definição de apocalipse digital, parece que esse é pelo menos o clima na mídia brasileira, mas eu diria até internacional, junto com a guerra na Ucrânia, junto com os conflitos por identidades, territórios e riquezas naturais, um verdadeiro apocalipse digital está acontecendo, muita gente prevê e a gente até já viu uma série na Netflix, um black mirror, um espelho negro, Alice através de um espelho, que é uma tragédia.” Assim o professor Gilson Schwartz dá início à sua coluna de hoje (8), na qual prossegue da seguinte forma: “Essa é uma questão que não é apenas retórica, mas ela é substantivamente filosófica, embora muito subjetiva, mas que diz respeito claro à economia e à vida digital, até onde vai o digital e, depois que ele ultrapassa esse limite, existe algum limite ou será que esse limite é a destruição do próprio planeta?”, indaga o colunista, que passa a seguir a discutir o pensamento e as projeções do filósofo Günther Anders, primo de outro grande pensador contemporâneo, Walter Benjamin, ambos, segundo Schwartz, muito preocupados com as questões do limite do ser humano e do planeta Terra.

“Anders viveu para testemunhar essa onda gigantesca, transformadora, chamada a revolução digital e colocou claramente o seu prognóstico: do jeito que as coisas vão, isso tem um único limite, e ele será alcançado, irreversivelmente, que é a destruição do planeta Terra. Claro que no caminho muita coisa vai ser destruída, a começar dos direitos que eram definidos para um contexto analógico e que agora alcançam toda uma verdadeira fauna de identidades.” Schwartz diz que a obra de Anders vem recebendo muita atenção e encerra sua coluna com uma questão: é um apocalipse ou é a exaustão de um modelo muito peculiar de dominação que está em crise, tanto no analógico quanto no digital?


Iconomia 
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.