Vida longa e sem doenças oculares é possível?

Sim, responde Eduardo Rocha, desde que sejam mantidas práticas saudáveis como a restrição de exageros na alimentação e exercícios físicos

 15/03/2023 - Publicado há 1 ano

Logo da Rádio USP

O envelhecimento tem muito a ver com a frequência de doenças oculares que prejudicam a visão e é sobre isso que o professor Eduardo Rocha fala em sua coluna. “Glaucoma, catarata, problemas da retina e da córnea são mais frequentes nos idosos”, diz ele. “Estudos mostram que problemas herdados e influências do ambiente podem acelerar ou proteger a saúde visual.” Ocorre que os mecanismos ainda não são bem conhecidos, mas é possível observar que pessoas centenárias vivendo em São Paulo se apresentaram com boa saúde ocular, enquanto outras pessoas, ainda jovens, se apresentam na clínica com problemas de saúde típicos e mais frequentes dos idosos.

De acordo com o colunista, os fatores de risco mais conhecidos estão relacionados à proteção oferecida pela menor ingestão calórica. “Reparem que eu não estou falando em desnutrição, nem em passar fome, mas em receber os elementos na quantidade e qualidade apropriadas, e também a atividade física, são reconhecidos protetores da saúde, inclusive da saúde ocular.” As pesquisas em saúde nas últimas décadas têm mostrado que tanto restrição calórica como atividade física mantêm ativos os mecanismos de reparação dos tecidos, controlam a inflamação exagerada, melhoram o desempenho metabólico e da atividade dos hormônios.

Vai daí a importância do cuidado com os olhos e a busca da boa saúde através de medidas saudáveis como a prática de atividade física e a restrição de exageros na alimentação, ainda as melhores receitas para prolongar o funcionamento da visão por mais tempo.


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.