Exercício físico ajuda a prevenir e tratar pacientes com hipertensão pulmonar

Segundo a pesquisadora Janaína Vieira, por muito tempo acreditou-se que exercícios físicos poderiam piorar o quadro da doença, o que já foi descartado

 27/10/2020 - Publicado há 3 anos

O Jornal da USP no Ar recebeu hoje (27) Janaína Silva Vieira, mestre e pesquisadora do Laboratório de Fisiologia Celular e Molecular do Exercício da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, para tratar sobre seu estudo em que pesquisa o impacto do exercício físico na perda de massa corporal em função da hipertensão pulmonar. No laboratório em que a pesquisa é realizada, os trabalhos vão desde o estudo com animais até humanos com doenças crônicas, com o exercício sendo usado como estratégia terapêutica. 

A importância do estudo da hipertensão pulmonar está no fato de se tratar de uma doença cujo tratamento ainda não promove uma melhora no prognóstico do paciente. “Por isso, hoje buscamos estratégias a fim de que esse paciente viva melhor após seu diagnóstico. Começamos os estudos em 2014, com modelos de estudar melhor a doença, e depois passamos a usar o exercício como estratégia terapêutica”, explica Janaína. 

Ela explica que, durante muito tempo, acreditou-se que, com exercício físico, o quadro da doença poderia piorar, o que foi descartado. “Sabemos que há uma melhora na qualidade física com o treinamento, mas só passou a ser uma orientação aos pacientes recentemente”, explica. A proposta foi, então, mostrar que a perda de massa muscular é anterior à doença e contribui para o seu avanço. Por isso, segundo a pesquisadora, o exercício físico deveria começar antes da fase grave da hipertensão pulmonar. 

Janaína explica que, nessas fases mais avançadas, os pacientes apresentam uma fadiga imensa – momento em que são pedidos os exercícios. “No nosso trabalho, mostramos que, se os exercícios começam antes, os animais não desenvolveram intolerância ao exercício físico.” 

Depois da publicação dos estudos, os próximos passos serão voltar a falar do impacto do exercício físico na hipertensão pulmonar. “Acredito que em diversas outras doenças houve resistência à eficiência do exercício físico, mas ele ajuda no tratamento dessas doenças”, completa. 

Ouça a íntegra da entrevista no player. 


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.