Precisamos de cidades mais resilientes diante de eventos extremos

Em sua coluna, Nabil Bonduki alerta que, em vista da frequência dos eventos climáticos em nossas cidades, a situação dos alagamentos e enchentes não pode mais ser chamada de excepcional

 10/02/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Logo da Rádio USP

Na edição de Cotidiano na Metrópole desta semana, o arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, comenta sobre duas atuais mazelas em São Paulo: a terceira onda da covid-19 e a chegada de fortes chuvas, que têm causado alagamentos e, consequentemente, mortes no Estado.

Para o professor, “precisamos preparar nossas cidades para evitar que os efeitos desses eventos extremos sejam cada vez mais graves”. De acordo com o urbanista, a situação não pode mais ser chamada de excepcional.

Na opinião de Bonduki, são necessárias medidas emergenciais que tornariam nossas cidades mais resilientes, ou mais bem preparadas, para enfrentar eventos extremos, em especial, alertando a população de forma mais eficiente em relação às áreas de risco.

“Pessoas vão para áreas de risco porque não têm alternativas habitacionais, por isso que ocupam encostas, beiras e córregos”, esclarece o professor ao defender que cabe aos governos subsidiar a habitação da população mais pobre, aquela que “não consegue adquirir uma habitação no mercado e que é a mais prejudicada com esses eventos climáticos”, finaliza.


Cotidiano na Metrópole
A coluna Cotidiano na Metrópole, com o professor Nabil Bonduki, vai ao ar quinzenalmente às quinta-feira às 9h00, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção a Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.