Por que a covid-19 tem diferentes efeitos em cada pessoa?

José Eduardo Krieger comenta pesquisas internacionais que revelam “uma das primeiras evidências de que o sistema imune pode ser treinado e que funciona adequadamente para evitar a manifestação da doença”

 26/07/2023 - Publicado há 9 meses
Pesquisas identificaram pessoas que, apesar de terem tido contato com o vírus, não tinham a doença – Foto: Reprodução/Fapesp
Logo da Rádio USP

Estudos recentes realizados por pesquisadores da New York University Abu Dhabi e médicos de hospitais dos Emirados Árabes revelam possíveis motivos para o vírus da covid-19 afetar indivíduos de diferentes maneiras. A observação está ligada a moléculas que regulam a atividade genética e, consequentemente, afetam a resposta do sistema imunológico ao vírus. 

José Eduardo Krieger, professor de Medicina Molecular no Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina (FM) da USP e diretor do Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular do Instituto do Coração (Incor), explica que existem diferentes motivos para o vírus ser expressado de forma mais forte em alguns casos e mais fraco em outros. 

José Eduardo Krieger – Foto: Marcos Santos-USP Imagens/Reprodução

Vírus 

Uma em cada cinco pessoas que contraem o sars-cov-2, vírus da covid, não adoece, segundo nova pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade da Califórnia. O fato parece estar associado com uma variante genética que vem sendo estudada desde de 2020. Krieger explica que nesse período ocorreu a formação de grandes consórcios ao redor do mundo para a compreensão da questão e, por essa razão, foram encontrados alguns endereços no genoma humano que estão sendo pesquisados. 

Desde o início da pandemia, um dos pontos mais levantados acerca do tema era a tentativa de compreender os motivos de algumas pessoas expostas ao vírus da covid-19 não terem sintomas significativos, enquanto outras adoeciam rapidamente. Além disso, buscavam entender os motivos para, entre pessoas que contraíam o vírus, algumas terem sintomas leves e outras graves. 

Krieger explica que a primeira questão passou a obter respostas com a investigação de pessoas que são doadoras de medula óssea, já que, para a realização do transplante, é necessário que os indivíduos possuam compatibilidade entre si. A partir desse tipo de informação, eles começaram a investigar os pacientes que apresentavam alguns sintomas utilizando aplicativos, sendo possível identificar pessoas que, apesar de terem tido contato com o vírus, não tinham contato com a doença grave.

Dessa forma, os pesquisadores passaram a pesquisar os vários genes da região do HLA e verificaram que algumas células forneciam resistência. “Eles começaram a perceber que isso indicava que, na realidade, uma das linhas de defesa que nós temos, que são os linfócitos T, já haviam sido treinados nos indivíduos que tinham aquela variante”, explica o professor. 

Ou seja, os linfócitos provavelmente já haviam sido treinados em uma exposição anterior, que foi suficiente para gerar uma memória que os protegeu contra o vírus. “É uma das primeiras evidências que a gente tem de que o sistema pode ser treinado e que funciona adequadamente para evitar a manifestação da doença”, comenta Krieger. 

Características sanguíneas 

Além disso, outro ponto importante para o tema é a influência de características sanguíneas na manifestação da doença. O especialista analisa que, hoje, a nossa capacidade de identificar ou visualizar diferenças entre indivíduos é muito grande e inclui aspectos para além do material genético, como a molécula de microRNA — um tipo de RNA mensageiro que tem uma característica de controle de expressão de outros genes, sendo possível dosar isso. 

Diferentes pesquisadores compararam, portanto, a expressão dos microRNAs em pacientes que tiveram um quadro grave e em pacientes que tiveram um quadro leve, observando quais eram os transcritos controlados por essa molécula. Como resultado, observaram que as pessoas que apresentaram um quadro mais grave tiveram o aumento da produção desses RNAs, que interferiram na produção de genes, com uma resposta particular para o vírus. 

Por fim, eles tentaram compreender, em uma população, as variações genéticas que poderiam auxiliar ou inibir a produção dos microRNAs — tendo um efeito direto na reação do indivíduo à doença. É também importante a compreensão de que entender o funcionamento da doença passa por um processo complexo, uma vez que depende não só da variabilidade do vírus, mas também do hospedeiro.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.