No futuro, guiar automóvel poderá parecer videogame

Para Radfahrer, se considerarmos a evolução que a indústria automobilística vem tendo, poderemos, sem maiores problemas, guiar um carro de costas

 11/09/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

O mundo da tecnologia evolui a grandes passos e a indústria automobilística não fica para trás. Ainda não alcançamos o nível de carros voadores, como filmes antigos tentaram prever para o ano de 2020, mas, mesmo assim, hoje já podemos ver carros elétricos em funcionamento, com funções cada vez mais digitais. A coluna de hoje (11) do professor Luli Radfahrer fala justamente sobre esse tema e como, em um futuro próximo, poderemos guiar um automóvel de costas, sem maiores problemas.

“Carros elétricos são só o começo. Daqui a pouco, com os carros autodirigíveis, provavelmente vamos guiar de costas para a rua”, comenta o professor. Ao citar exemplos como o freio, que, na verdade, é um item que ativa um chip, que, por sua vez, ativa um sistema de frenagem, Radfahrer descreve a ideia de que os carros estão gradualmente se tornando interfaces, especialmente ao pensarmos na parte técnica envolvida em sua construção.

Mas como vamos guiar de costas? “A partir do momento que não precisamos mais olhar para a rua, não faz mais sentido ficar de frente para uma baita janela de vidro. Vai ser muito mais eficiente, muito mais seguro, mais aerodinâmico, se você estiver de costas, levemente deitado, vendo a rua”, explica o colunista. Pode parecer algo derivado de um videogame, certo? Mas o carro moderno pode trazer essas evoluções, entre outras coisas, de acordo com ele.

Para saber mais, ouça no player acima a íntegra da coluna Datacracia.


Datacracia
A coluna Datacracia, com o professor Luli Radfahrer, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.