A “menina dos olhos” controla a entrada de luz

Além de regular a entrada de luz, a íris também contribui com o sistema de defesa dos olhos

 30/10/2019 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Nesta edição, o professor Eduardo Rocha fala sobre “a menina dos olhos”, termo comumente utilizado em prosas e poesias para se referir à íris e à pupila dos olhos.

Rocha explica que “a íris é um tecido diafragmático, que controla, ao contrair e relaxar, a entrada de luz”. Quanto menor a luminosidade de um ambiente, mais dilatada ficará a pupila, ou seja, maior ela vai parecer e, quanto maior a luminosidade, menor será o seu tamanho. 

Assim como controlar a entrada de luz, a íris é responsável por “fazer a interface com o sistema de defesa,  já que a parte interna dos olhos é livre de vasculatura, assim, concede espaço para que as imagens sejam reveladas”.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Fique de Olho.


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.