Semana Mundial do Glaucoma discute as possibilidades terapêuticas da doença

De acordo com o professor Eduardo Rocha, o glaucoma está entre as cinco principais causas da perda de visão

 09/03/2022 - Publicado há 2 anos

Nesta edição da coluna Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha fala sobre o glaucoma. Ele explica o que é a doença – cuja semana mundial vai de 8 a 14 de março – e diz que alguns tipos se manifestam precocemente e, outros, em idades mais avançadas.

Rocha diz que a doença tem muitas terapias que podem evitar o avanço até a cegueira. Segundo ele, cerca de 4% da população mundial adulta é deficiente visual e 1% é cega. Nesse universo, 25% dos cegos tiveram a cegueira provocada pelo glaucoma.

O professor comenta que a doença pode ter histórico familiar, mas a hereditariedade não é dominante, ou seja, pode não passar de pais para filhos e, inclusive, saltar gerações de uma mesma família sem se manifestar.

Ouça acima, na íntegra, a coluna Fique de  Olho, com o professor Eduardo Rocha.


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.