Uso excessivo de colírio pode levar a problemas nos olhos

Excesso e até mesmo o ambiente onde é armazenado podem prejudicar eficiência do produto

 06/11/2019 - Publicado há 4 anos

Nesta edição da coluna Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha fala sobre colírios, tradicional meio de tratamento de doenças e desconfortos oculares e sobre a possibilidade de entrar em desuso.

O colírio é uma medicação embalada de forma diferente para uso externo, em gotas. Segundo o professor Rocha, ele “pode servir para clarear olhos vermelhos, controlar secreções, ajudar a diminuir a pressão do olho, entre diversas outras aplicações”.

No entanto, assim como qualquer outro tipo de medicamento, o uso inadequado e excessivo do colírio pode acarretar problemas devido aos conservantes e outras substâncias. “Guardar os frascos em temperatura ambiente e abertos por muito tempo, para uso ocasional e em eventos não bem caracterizados, pode causar problema para os olhos, como, por exemplo, os corticoides, que podem aumentar a pressão dos olhos. Colírios deixados próximos a crianças podem conter doses suficientes para causar intoxicação no caso de ingestão inadvertida.” 

Nesse cenário, “a modernização propõe reduzir a quantidade de produtos químicos, utilizados sem finalidade terapêutica, apenas para conservar e melhorar a permeabilidade”. Pesquisadores trabalham na área de nanotecnologia para buscar a maior eficiência do produto, mesmo com menos itens em sua composição.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Fique de Olho.


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.