Medicina Preventiva da USP colabora com o Ministério da Saúde em pesquisas sobre Aids

Departamento da Faculdade de Medicina promove formação básica e treinamento para profissionais da saúde além de prestar serviço à comunidade

 08/11/2019 - Publicado há 2 anos  Atualizado: 11/11/2019 as 20:04

De modo geral, os pesquisadores, docentes e alunos da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) lidam com o tratamento das mais diversas doenças. Porém, o Departamento de Medicina Preventiva possui um foco especial em testar e avaliar ações que se antecipem ao adoecimento. Dando prosseguimento à série especial sobre a contribuição da Medicina da USP para a sociedade, o Jornal da USP no Ar conversou com o professor Nelson da Cruz Gouveia, chefe do departamento.

Ele explica que a Medicina Preventiva contribui para a formação básica de profissionais da saúde. Além disso, existem algumas atividades de prestação de serviço à comunidade. “Nosso Centro de Saúde Escola Butantã, além de atender à população da região, é um polo de treinamento para nossos alunos, futuros médicos, na área da atenção primária”, comenta. 

O departamento desenvolve pesquisas relacionadas a diversas áreas. O professor destacou a atuação em conjunto de professores e pesquisadores com a questão do vírus HIV e da Aids. “Nós avaliamos tendência de infecção por HIV, desenvolvemos estratégias de prevenção para grupos específicos, testamos intervenções focadas em populações mais vulneráveis, trabalhamos com novos tratamentos disponíveis”, exemplifica.

Ele reforça que hoje, no Brasil, existem cerca de 600 mil pessoas que estão sob tratamento para HIV e Aids, então há uma parcela significativa da população atingida pela pesquisa. “São pesquisas que, além de se relacionarem com outros departamentos da FMUSP, têm sempre colaboração e parceria com órgãos públicos como o Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. Elas trazem um impacto muito positivo para a sociedade de modo geral”, conclui.

Ouça a entrevista completa no player acima.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica, a Faculdade de Medicina e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 10h45, 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.