Em pauta, a questão do controle da vida digital do ser humano

O vírus digital, controlado por grandes corporações e governos totalitários, pode ameaçar a liberdade de expressão e os direitos a trabalho, renda e educação, afirma Schwartz

Ganham força as pressões para que a população seja controlada por meio de dispositivos técnicos que consagrariam a troca de privacidade por saúde, segurança e acesso a mercado. Os grandes oligopólios, que controlam a vida digital de seres humanos em todo o mundo, já se movimentam nessa direção, assim como as empresas de telecomunicações. Em decisão da semana passada, o STF impediu o compartilhamento de dados entre empresas de telefonia e o IBGE. O risco para a democracia é evidente.

O professor Gilson Schwartz lembra que “o vírus da covid-19 é uma ameaça à vida de cada um de nós, mas o vírus digital, controlado por grandes corporações e governos totalitários, pode ameaçar a liberdade de expressão e os direitos a trabalho, renda e educação”.

Saiba mais no http://sites.usp.br/Iconomia


Iconomia 
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar toda segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção  do Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.