Rede de satélites de Elon Musk pode criar problemas para astronomia

Para o professor João Steiner, rede de fibra ótica já cumpre bem as funções que a constelação de satélites Starlink pretende atender

No final de janeiro, a SpaceX, do bilionário Elon Musk, lançou mais uma leva de satélites, totalizando 230 dos 12 mil que a empresa quer colocar na órbita terrestre. O satélites fazem parte de um plano para criar uma rede de internet que vai enviar sinal para quase todo o planeta. Esse projeto tem enfrentado críticas dos astrônomos.

Nesta edição de Entender Estrelas, o professor João Steiner explica como o ambicioso projeto pode por em risco as atividades dos astrônomos.

Ouça detalhes clicando no player acima.


Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, vai ao ar toda sexta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.