Efeitos da pandemia na economia global serão de longa duração

Segundo o colunista, a pandemia representa um ponto de não retorno, em que o mundo emergirá em uma crescente competição entre China e Estados Unidos

 20/10/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Diplomacia e Interesse Nacional desta semana, o embaixador Rubens Barbosa discute os impactos da pandemia na economia global e no comércio internacional. Segundo o colunista, os efeitos da pandemia “vão ter longa duração e a desorganização inicial vai ser profunda”, com o mundo emergindo em uma crescente competição entre a China e os Estados Unidos. “A economia global vai retroceder 4,4% em 2020 e 5,2% em 2021, além dos problemas com a dívida pública e os juros baixos, que pouco incentivam o desenvolvimento e o crescimento. No comércio exterior, a queda vai ser de mais de 10% em 2020, então as perspectivas são de grandes momentos de incerteza.”

O embaixador ressalta ainda três impactos internacionais que terão efeitos em todos os países. O primeiro impacto foca nas novas tendências do comércio, como as operações on-line e digitais, superando inclusive as tensões entre China e Estados Unidos. “Haverá uma tendência de diversificação das cadeias produtivas, com a nacionalização da produção de produtos considerados estratégicos, sobretudo na área de saúde e produtos farmacêuticos.” O segundo impacto diz respeito à crise do multilateralismo, que afetou principalmente os trabalhos da Organização Mundial do Comércio (OMC). Com a nova diretoria, o colunista espera que comecem as negociações plurilaterais de comércio. “A OMC começa agora a discutir a questão da economia de mercado com propostas do Japão, dos Estados Unidos e do Brasil e poderá entrar também na discussão sobre como regulamentar a digitalização com os pagamentos eletrônicos.”

E o terceiro impacto, de acordo com o colunista, são as incertezas que temos no cenário internacional, principalmente com o confronto dos Estados Unidos e da China. “Espera-se que, na área comercial, o equilíbrio entre as duas superpotências fique entre os interesses comerciais e os interesses geopolíticos, não predominando um sobre o outro.” O resultado das eleições americanas pode representar novas mudanças nas políticas comerciais e externas, caso Biden vença, além da grande incerteza na Europa com o Brexit e as dificuldades que vão ocorrer com a saída do Reino Unido sem acordo. 

Ouça a coluna na íntegra pelo player acima.


Diplomacia e Interesse Nacional
A coluna Diplomacia e Interesse Nacional, com o professor Rubens Barbosa, no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.