A relação entre regimes ditatoriais e o desempenho da economia

Nakabashi entende que governos centralizados tendem a interferir mais na economia, prejudicando o seu desempenho a longo prazo

 20/03/2024 - Publicado há 1 mês

Logo da Rádio USP

O professor Luciano Nakabashi, ao comentar a tentativa de golpe de Estado sofrida pelo Brasil ainda muito recentemente, argumenta que a liberdade de expressão é um requisito básico de todo regime democrático. “É claro que a democracia tem que ser melhorada no País, mas retroceder em relação a isso é um atraso sem precedentes.” Do ponto de vista da economia, quanto maior a intervenção do governo, menor o desempenho daquela. “Pode ser que funcione num período mais curto de tempo, a gente viu até que, na época do regime militar no Brasil, teve um grande crescimento econômico, mas depois esse crescimento começou a se reduzir e nós tivemos problemas de crescimento na década de 80 – a década perdida  -, os elementos foram construídos no regime militar, o grande endividamento do País, sobretudo no setor público, e uma geração grande de ineficiências, investimentos que hoje praticamente se dissiparam […] a gente vê a desindustrialização que o País sofreu, foi até por um excesso de indústrias que a gente colocou no País naquele momento, de forma não competitiva, de forma não sustentável.”

O colunista traça um breve paralelo com a China, que, segundo ele, também começa a enfrentar problemas em sua economia, “mas, de fato, eles estimularam o mercado, era uma economia comunista, eles começaram a estimular regras de mercado e isso sustentou o crescimento deles, mas começou já a entrar em contradição, um Estado totalitário com uma economia crescendo, e é muito possível que o governo lá comece – já tem começado, na verdade – interferir mais no funcionamento do mercado, isso prejudica o crescimento da economia chinesa. Então, não tem uma relação direta, mas governos mais centralizados, ditatoriais, tendem a interferir mais na economia, isso acontece em algum momento ou outro, e aí começa a ter impactos negativos sobre o desempenho econômico”.


Reflexão Econômica
A coluna Reflexão Econômica, com o professor Luciano Nakabashi, vai ao ar quinzenalmente,  quarta-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.