Bolívia e Chile mostram força da sociedade e da democracia, diz colunista

Pedro Dallari comenta a vitória de Luis Arce como presidente da Bolívia e o plebiscito que, no Chile, decidiu pela adoção de uma nova Constituição, o que “demonstra a vitalidade da sociedade civil na América Latina”

 28/10/2020 - Publicado há 3 anos
Por

Logo da Rádio USP

Nesta edição, Pedro Dallari comenta sobre as recentes eleições realizadas na Bolívia e no Chile. A primeira elegeu Luis Arce, do MAS (Movimento ao Socialismo) como seu presidente, com 55% dos votos. O colunista observa que a Bolívia viveu, nos últimos meses, uma situação anômala, com um governo artificial, que resultou do quadro de intervenção que afastou o então presidente Evo Morales, na época concorrendo à reeleição. “O importante é que, mesmo antes do resultado oficial, já com o anúncio dos primeiros resultados, Carlos Mesa (candidato derrotado, de centro-esquerda, e ex-presidente do país) reconheceu a vitória de Luis Arce, cumprimentou e desejou êxito, numa demonstração de apoio efetivo ao resultado das urnas”, diz Dallari.

Já no Chile, no último domingo, a população chilena decidiu, em plebiscito, pela adoção de uma nova Constituição, a ser elaborada por uma Assembleia Constituinte exclusiva, sem a participação de atuais detentores de mandatos eletivos, a qual deverá contar com 50% de mulheres e 50% de homens. Dallari lembra que o plebiscito no Chile foi fruto das grandes manifestações sociais de protesto contra os políticos e a crise econômica – numa palavra, contra o que o povo considera a má gestão do país – e 78% da população manifestou o desejo de uma nova Constituição.

Para Dallari, as votações ocorridas na Bolívia e no Chile mostram a força da sociedade e da democracia em ambos os países e na região latino-americana. “É um quadro bastante auspicioso”, completa, “que demonstra a vitalidade da sociedade civil na América Latina, que impediu que nesses dois países houvesse qualquer retrocesso do ponto de vista democrático e que, pelo contrário, a democracia demonstrasse a sua força. É uma boa notícia para a região, que espero acabe produzindo efeito também em outros países. É muito importante constatar a relevância que a democracia vem tendo na vida dos povos da América Latina”, conclui.


Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.