O atentado à democracia na Argentina

O colunista avalia a preocupante tendência na América Latina, com o aumento da violência política, da intolerância e da não aceitação da legitimidade do oponente na cena política

06/09/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, foi vítima de uma tentativa de homicídio praticada por um brasileiro, nascido em São Paulo, filho de um chileno e de uma Argentina e radicado na região metropolitana de Buenos Aires. Quais são as consequências desse atentado para a vida política Argentina a curto prazo e quais são as suas causas?

De acordo com o professor Alberto do Amaral, a Argentina encontra-se mergulhada numa seríssima crise política e econômica. A inflação extremamente elevada, o nível de vida precário, caindo cada vez mais, as dificuldades do governo enfrentar a crise econômica que se abate sobre o país, o número de pobres cada vez mais elevado. Em meio a esse cenário, a tentativa de homicídio contra a vice-presidente da Argentina fez com que houvesse uma reviravolta na política local.

Cristina Kirchner tornou-se o centro do palco. Com isso, as acusações que vieram dirigidas à crise governamental, crise econômica, tudo isso passou a figurar numa espécie de plano secundário e hoje Cristina ocupa o centro das atenções. Tudo isso deve elevar a sua popularidade nas eleições que serão disputadas em curto prazo.

O fato, prossegue o colunista, é que o atentado à vice-presidente da Argentina, independentemente de qualquer outra consideração, é algo a ser condenado com veemência. O episódio é preocupante porque mostra uma tendência na América Latina: o aumento da violência política, da intolerância dos contrários e a não aceitação da legitimidade do oponente como sendo um ato legítimo da cena política.

Isso, conclui Alberto do Amaral, é altamente preocupante e nocivo para a democracia e ameaça a solidez das instituições. E é um alerta para um país como o  Brasil, que se aproxima das eleições e que precisa manter um nível de civilidade entre os candidatos se quiser continuar a ter um processo democrático robusto no futuro, muito superior ao atual.

Um Olhar sobre o Mundo
A coluna Um Olhar sobre o Mundo, com o professor Alberto Amaral, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.