Eleição de Joe Biden pode ser positiva para o Brasil, diz colunista

Luciano Nakabashi lembra que o candidato já falou em trazer recursos para o enfrentamento do desmatamento na Amazônia e no Pantanal, mas também em colocar sanções, caso o Brasil continue nessa trajetória de pouco caso e até de incentivo ao desmatamento

 28/10/2020 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Reflexão Econômica desta semana, o professor Luciano Nakabashi fala das eleições nos Estados Unidos e como o resultado pode interferir na economia mundial. O professor lembra que os Estados Unidos são o principal país em termos políticos e econômicos no mundo e esse resultado pode interferir em vários aspectos além do econômico, também no político e no ambiental.

No caso do atual presidente, Donald Trump, se reeleger, Nakabashi acredita que será a manutenção de uma política de certa instabilidade entre Estados Unidos, Europa, China e alguns outros países. “Num momento de grande incerteza, em função da pandemia, ele a intensifica ainda mais, o que acaba sendo negativo, pois uma coordenação entre os países é fundamental e, para isso, é preciso liderança, o que o Trump não tem.”

O professor cita, entre outras ações que trouxeram instabilidade, a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris, uma questão importante para a área ambiental. Nakabashi diz que Trump colocou as relações externas em segundo plano e não deu importância para a América Latina, nem para o Brasil, apesar da relação amistosa com o presidente Jair Bolsonaro.

Já sobre a possibilidade de Joe Biden ser eleito, o professor fala do histórico do candidato de apreço maior pela economia, política  e relações com outros países. “Ele naturalmente já assumiria uma liderança, dando mais estabilidade em termos econômicos e políticos no mundo, o que seria mais interessante para dar estabilidade, ainda mais neste momento, em que a segunda onda da pandemia já está presente em vários países.” Para Nakabashi, essa incerteza está muito elevada, com impacto no humor dos investidores, o que prejudica a retomada da economia mundial.

Já sobre o impacto das eleições norte-americanas para a América Latina e, mais especificamente, para o Brasil, Nakabashi diz que Joe Biden já se expressou em alguns momentos sobre essa possível aproximação, mas, por outro lado, depende de como o  governo brasileiro vai aproveitá-la, caso ele seja eleito. “Sobre a questão ambiental, Biden já falou em trazer recursos para o enfrentamento do desmatamento na Amazônia e no Pantanal, mas também em colocar sanções caso o Brasil continue nessa trajetória de pouco caso e até de incentivo ao desmatamento, sobretudo na Amazônia, privilegiando a produção.”


Reflexão Econômica
A coluna Reflexão Econômica, com o professor Luciano Nakabashi, vai ao ar quinzenalmente,  quarta-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.