Biotecnologia marinha é uma importante estratégia de utilização sustentável do oceano

Avaliar os impactos que o uso dessa tecnologia pode apresentar é essencial para garantir a manutenção de diferentes recursos, diz Letícia Costa Lotufo

 14/12/2023 - Publicado há 5 meses
Por

Logo da Rádio USP

Nos últimos anos, especialistas passaram a observar o crescimento de debates a respeito da biotecnologia azul,  que pode ser definida como a utilização da ciência e da tecnologia nos organismos aquáticos vivos para a produção de conhecimento, bens e serviços. O conceito faz parte da discussão sobre a economia azul, campo que avalia a formação da economia tendo como base o oceano. 

Letícia Costa Lotufo, especialista em Biologia Molecular do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, explica que a biotecnologia marinha envolve microrganismos — como microalgas, bactérias e fungos —, macroalgas e invertebrados. “Ou seja, uma enorme biodiversidade que permanece praticamente desconhecida, mas que tem altíssimo valor agregado e que pode ser utilizada em cadeias produtivas sustentáveis, promovendo o desenvolvimento econômico e social”, diz.

A biotecnologia é capaz de produzir bioprodutos tendo como base substâncias presentes em seres vivos. Assim, entre as diferentes mercadorias, encontram-se alimentos, rações, suplementos alimentares, produtos farmacêuticos, cosméticos, embalagens, roupas e outros artefatos. “O oceano estabiliza o clima, armazena carbono e produz oxigênio, fornecendo inúmeros benefícios que podem ser utilizados para restauração e conservação dos ecossistemas marinhos”, destaca Letícia. Assim, a utilização da biotecnologia marinha é uma forma de promover o uso sustentável do oceano. 

Letícia Costa Lotufo – Foto: ICB-USP

Impactos 

Apesar de seus aspectos positivos, especialistas destacam que é necessário avaliar quais são os impactos que ela pode causar, assim, alguns cuidados devem ser tomados durante a sua utilização. Letícia aponta que o maior cuidado que deve ser tomado ao avaliar os efeitos que a biotecnologia marinha pode apresentar na biodiversidade apresenta relação com a garantia da sustentabilidade na cadeia produtiva. 

Em alguns cenário anteriores, o uso desses recursos, feito de forma incorreta, levou à quase extinção de algumas espécies e à superexploração de alguns produtos. “A coleta de algas nas praias do Nordeste para exploração pela indústria alimentícia, por exemplo, levou a impactos significativos nas populações de algas, mas também de muitos invertebrados e peixes que usam o banco de algas como berçário”, reflete Letícia. Além disso, destaca que é importante garantir a participação da população local nesses ambientes para promover a valorização do conhecimento tradicional. 


Boletim Desvendando o Oceano

Parceria: Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano - Instituto de Estudos Avançados, Instituto Oceanográfico, Rádio USP e Jornal da USP
Produção: Alexander Turra, Katharina Grisotti e Julia Lima Monteiro Carvalho
Coprodução: Cinderela Caldeira, Alessandra Ueno, Julia Galvão e Guilherme Castro Sousa Edição: Rádio USP E-mail: ouvinte@usp.br
Edição:
Rádio USP
Você pode sintonizar a Rádio USP SP 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz, pela internet em www.jornal.usp.br ou nos principais agregadores de podcast
como Spotify, iTunes e Deezer.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.