Projeto de Lei prevê retirada de projetos de saneamento do licenciamento ambiental

Retirada dos projetos de abastecimento de água e coleta de esgoto pode gerar descontrole sobre os impactos hídricos e consequências no âmbito legal

 12/04/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 13/04/2022 as 11:53
Liberar os projetos de água e esgoto do licenciamento ambiental pode gerar um descontrole dos impactos sobre recursos hídricos – Foto: Wikimedia Commons

 

Logo da Rádio USP

Os sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário são atividades potencialmente sujeitas a licenciamento ambiental, pois, apesar da importância ao ambiente e à saúde, podem também gerar impactos ambientais. O Projeto de Lei 2.159, de 2021, para instituir a Lei Geral do Licenciamento Ambiental, prevê a exclusão dos projetos de abastecimento de água e esgotamento sanitário do rol de licenciamento. 

Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, Izabel Freitas Brandão, explicou que o projeto de licenciamento ambiental “está no Senado e prevê a exclusão do sistema de licença de abastecimento de água, esgotamento sanitário e o licenciamento como um todo, independentemente do porte e sem justificativa para a exclusão”. A professora Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo do Departamento de Engenharia Civil da Poli é a orientadora do mestrado de Izabel no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Escola Politécnica (Poli) da USP.

Burocracia

Izabel Freitas Brandão – Foto: Currículo Lattes

A pesquisadora destaca também que “os legisladores partiram de uma premissa de que, por ser tão necessário esse projeto, precisaria ser acelerado”. Isso porque acreditam que o licenciamento ambiental é uma burocracia a mais que impede o desenvolvimento nacional. 

“Licenciamento é uma ferramenta que tem uma capacidade de planejamento, de melhorar a forma como elaboramos os nossos projetos.” Ela prossegue explicando que essa simplificação “retira etapas e procedimentos que seriam muito importantes para um planejamento adequado”. 

Nesse sentido, liberar os projetos de água e esgoto do licenciamento ambiental pode gerar um descontrole dos impactos sobre recursos hídricos e consequências no âmbito legal, com a judicialização de obras e degradação ambiental. “O que estamos vendo começar a acontecer no Brasil na etapa final da simplificação é a não existência de licenciamento”, ressalta Izabel.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.