Atividade física melhora resposta imune de vacinas contra covid-19

Estudo foi feito com pacientes com doenças reumáticas autoimunes e sugere que pessoas ativas podem ter aumentada sua resposta de vacinas contra o sars-cov-2

 30/08/2021 - Publicado há 3 meses
Por

A coluna de hoje (30) comenta artigo publicado na revista Research Square, ainda em revisão de pares, sobre a importância de se manter ativo durante a pandemia do novo coronavírus. O estudo, feito com pacientes com doenças reumáticas autoimunes, sugere que um estilo de vida fisicamente ativo pode aumentar a resposta de vacinas contra o sars-cov-2. Vamos ouvir um pouco mais sobre esse assunto.


Corpo e Movimento
A coluna Corpo e Movimento, com o professor José Carlos Farah, vai ao ar toda segunda-feira às 8h00, na Rádio  USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP. 

.

Fontes

OMS atualiza diretrizes sobre sedentarismo e atividade física

A atividade física está associada ao aumento da imunogenicidade de uma vacina de vírus inativado contra sars-cov-2 em pacientes com doenças reumáticas autoimunes

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.