Universo das Emissoras Públicas: um ecossistema digital e midiático saudável precisa de uma estrutura plural

Para Guilherme Canela, é necessário incluir no debate a questão das plataformas digitais

 05/06/2023 - Publicado há 11 meses     Atualizado: 13/06/2023 as 8:40
Universo das Emissoras Públicas - USP
Universo das Emissoras Públicas - USP
Universo das Emissoras Públicas: um ecossistema digital e midiático saudável precisa de uma estrutura plural
/

O convidado do programa é o chefe da Área de Liberdade de Expressão e Segurança de Jornalistas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Guilherme Canela afirma que um ecossistema digital e midiático saudável deve ser livre, independente e plural.

Um sistema público de rádio e de televisão deve estar a serviço dos cidadãos e das cidadãs e não a serviço do governo de turno, argumenta Canela. Para ele, espera-se que o sistema público “seja capaz de fazer um jornalismo editorialmente independente, de interagir com a cidadania e de ser transparente”.

Guilherme defende que a discussão sobre a internet e sobre as plataformas digitais seja incluída no debate sobre o ecossistema da mídia. O sistema público, segundo ele, pode colaborar com a educação midiática e informacional da população. “Os meios públicos também têm uma função chave em empoderar e dar mais autonomia para a cidadania para que tenha uma interação crítica”, avalia.

Sugestão de leitura complementar sobre o tema:

“Indicadores de qualidade nas emissoras públicas: uma avaliação contemporânea”, de Eugênio Bucci, Marco Chiaretti e Ana Maria Fiorini. Unesco, 2012. A publicação está disponível gratuitamente para download no site da Unesco.

Link para o hipertexto: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000216616.locale=en


Universo das Emissoras Públicas

O Universo das Emissoras Públicas vai ao ar quinzenalmente às sextas-feiras, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.