Universo das Emissoras Públicas: Rede Nacional de Comunicação Pública amplia cobertura com emissoras universitárias

A rede pública de rádio e TV quer garantir o acesso da população à informação de qualidade

06/11/2023 - Publicado há 6 meses     Atualizado: 18/12/2023 as 14:41
Universo das Emissoras Públicas - USP
/

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e trinta e uma universidades federais assinaram em outubro acordos de cooperação para o início da operação de setenta e duas novas emissoras de rádio e televisão.

A abertura dos canais vai ampliar a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). A rede foi constituída em 2010 inicialmente com sete emissoras públicas universitárias e quinze estaduais. Atualmente, a RNCP conta com quarenta emissoras de rádio e sessenta e nove de televisão, o que totaliza cento e nove veículos de radiodifusão distribuídos em várias regiões do país.

A entrevistada desta edição é a professora Maíra Bittencourt, doutora em ciências da comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), Diretora de Comunicação e professora de jornalismo e de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe. Maíra é também coordenadora do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais da Andifes.

A professora Maíra participou das discussões com a EBC e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) para a ampliação da RNCP. Ela conta que o interesse na consignação de canais de rádio e TV era uma demanda antiga de universidades federais.

A participação das universidades na RNCP fortalece a comunicação pública e amplia o acesso da população à informação de qualidade, argumenta Maíra. “As universidades são espaços privilegiados de construção do conhecimento científico, de conhecimento acadêmico, de ensino, pesquisa e extensão. [A ampliação da rede] é algo muito significativo; é um avanço para todos enquanto país”, disse a professora.

A EBC, empresa estatal vinculada ao governo federal, é a responsável pela formação e gerenciamento da RNCP. As emissoras que compõem a rede retransmitem o conteúdo da TV Brasil, da Rádio MEC e da Rádio Nacional e também produzem e transmitem conteúdos próprios.

Maíra afirma que a RNCP pretende atuar em uma lógica diferente do conceito de cabeça de rede consolidada nas emissoras comerciais. A intenção é de que as emissoras parceiras tenham autonomia e possam contribuir com a programação nacional. Espera-se que “a rede seja estruturada considerando as particularidades e as potencialidades de cada emissora”, contou a professora.

Durante o programa, Maíra comenta também a atuação da EBC na comunicação pública nos últimos anos e faz uma análise dos riscos de interferência governamental nas emissoras da rede diante do fato de a RNCP estar subordinada à empresa estatal.

Sugestão de leitura complementar sobre o tema:

Rede pública de rádio e TV terá 72 novas emissoras“, de Pedro Rafael Vilela. Agência Brasil (EBC), 2023.

Rede Nacional de Comunicação Pública. Institucional EBC, 2023.

Cerimônia de assinatura do acordo de expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), transmissão do CanalGov no YouTube, 2023.

Universo das Emissoras Públicas

O Universo das Emissoras Públicas vai ao ar quinzenalmente às sextas-feiras, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.