Universo das Emissoras Públicas: as rádios universitárias tratam o ouvinte como cidadão titular de direitos e não como consumidor

As Rádios UFSCar, Unicamp, USP e Unesp FM mantêm uma parceria de troca de conteúdos

31/07/2023 - Publicado há 9 meses
Universo das Emissoras Públicas - USP
/

Nesta edição, as apresentadoras Verônica Poli e Gislene Nogueira conversam com a coordenadora de Rádio e TV da Secretaria Executiva de Comunicação da Unicamp, Patricia Lauretti, e com o diretor artístico da rádio da Universidade Federal de São Carlos, Diego Doimo.

Os entrevistados falam sobre o compromisso das rádios universitárias em oferecer conteúdo de qualidade para a sociedade e em tratar o ouvinte como um cidadão titular de direitos e não como consumidor. Patrícia Lauretti afirma que “a nossa relação é com a educação, com o cidadão e com a ciência. A gente tem isso como como fim”.

Diego Doimo acredita que as rádios universitárias e educativas têm um papel essencial no contexto da radiodifusão brasileira em que a maioria das rádios comerciais estão ligadas a grandes grupos econômicos ou a grupos religiosos. Para ele, “não tem problema nenhum esses grupos quererem ter [emissoras de rádio]. O problema é que o ouvinte fica sem opção”. Na avaliação de Diego, “quando uma universidade pública tem a capacidade de produzir conteúdo já é por si só um adianto muito grande para a sociedade”.

As Rádios UFSCar, Unicamp, USP e Unesp FM fazem parte de uma parceria entre emissoras universitárias paulistas que ampliou o alcance de informações sobre ciência e pesquisa. A edição do programa sobre esse tema está disponível em formato de podcast.

Diego conta que o trabalho em conjunto entre as rádios universitárias contribui para aproximar a pesquisa, a ciência e os eventos acadêmicos da população. Para Patrícia, a conexão entre as universidades paulistas ajuda a levar a mensagem de que as universidades públicas são gratuitas, oferecem ensino de qualidade e produzem ciência e conhecimento.

A Unicamp aguarda a análise de um pedido de concessão de uma rádio FM feito ao Ministério das Comunicações. Por enquanto, a Rádio Unicamp transmite conteúdos exclusivamente pela internet. A rádio foi inaugurada em 2013 oficialmente como uma web rádio.

Rádio UFSCar começou as transmissões em FM no ano de 2007 e pode ser ouvida também pela internet.

Universo das Emissoras Públicas

O Universo das Emissoras Públicas vai ao ar quinzenalmente às sextas-feiras, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.