Minuto Saúde Mental #77: Mentir com frequência indica que algo não vai bem com saúde mental

Apesar de não ser necessariamente característica de um transtorno, o ato de mentir pode aparecer entre os sintomas de diferentes tipos de doença mental

 17/08/2023 - Publicado há 9 meses     Atualizado: 26/10/2023 as 14:23
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental #77: Mentir com frequência indica que algo não vai bem com saúde mental
/

A mentira surge por diferentes razões. No podcast Minuto Saúde Mental desta semana, o professor João Paulo Machado de Sousa fala sobre mentir com frequência. Segundo ele, alguns quadros psiquiátricos podem estar relacionados com uma frequência maior de mentiras, como é o caso do transtorno de personalidade antissocial, por exemplo. Porém, o ato de mentir não é em si um sintoma.

“As pessoas que sofrem deste transtorno ignoram a distinção que a maior parte de nós faz entre certo e errado e tendem a usar mentiras frequentemente, inclusive por simples prazer”, declara o professor. Outro quadro em que as mentiras são comuns, adianta, é o transtorno de personalidade borderline. “Pessoas que sofrem deste transtorno também costumam ter relacionamentos conturbados com seus parceiros, familiares e amigos, e a mentira pode aparecer como tentativa de manipulação ou novamente de fuga da responsabilidade”, informa. 

Além disso, transtornos por uso de substâncias como o álcool e outras drogas também são condições em que a mentira é usada com muita frequência, “seja para encobrir o uso da substância, para sustentar o vício ou para evitar as consequências sociais negativas de ser reconhecido como dependente”, acrescenta o professor. 

Por último, Sousa cita um transtorno relativamente raro, chamado de transtorno factício, em que os pacientes costumam inventar sinais e sintomas de doenças das quais não sofrem realmente. “O costume de mentir não é necessariamente característica de um transtorno mental, mas pode ser compreendido como um sinal de que as coisas não vão bem, principalmente quando acompanhado de outros sintomas”, finaliza o professor. 


Minuto Saúde Mental
Apresentação: João Paulo Machado de Sousa
Produção: João Paulo Machado de Sousa e Jaime Hallak
Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão
Coordenação: Rosemeire Talamone
Apoio: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Translacional, iniciativa CNPq e Fapesp

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.