
Se a liberdade está relacionada com a apropriação de um território – como já os gregos antigos expressavam através do conceito de autoctonia -, a música constrói esteticamente um povo ao fornecer a forma sensível do espaço comum no interior do qual esse povo pode emergir. No século 19, por exemplo, compositores como Antonín Dvořák, Jean Sibelius e Alexandr Borodin criaram materiais folclóricos para contribuir com a consolidação de uma identidade nacional entre tchecos, finlandeses e russos, respectivamente.
Essa é uma das ideias expostas pelo professor Vladimir Safatle nesta edição de Construção Musical da Liberdade. Ele cita também como exemplo a música de Frédéric Chopin (1810-1849). Numa época em que os poloneses estão quase em vias de desaparecer, Chopin promove ampla reformulação de um gênero tipicamente nacional e carregado de referências ideológicas – a polonaise -, até então considerado menor, e lhe dá uma forma extensa, com desenvolvimento sinfônico e força dramática. Em Chopin, as polonaises são peças “organicamente animadas por esse sentimento de procura de um povo em vias de desaparição”, diz Safatle.
Ouça o podcast no link acima.
Construção Musical da Liberdade
Construção Musical da Liberdade é uma série de oito programas que procura explorar as conexões entre experiência estética e emancipação social a partir da música. O programa, concebido por Vladimir Safatle, se baseia em uma proposta de análise das obras a partir das questões produzidas pela forma estética. Além da apresentação do repertório musical, traz análises feitas por Safatle, muitas delas derivadas de seu livro Em um com o impulso: experiência estética e emancipação social. Cada programa tem um tema específico.
Apresentação: Vladimir Safatle
Produção: Vladimir Safatle e Bennet Ribeiro (sonorização)
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: quartas, às 21h, e reprise aos sábados, às 18h
Duração: 1 hora
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