Brasil Latino: Michelle Ferreira e o teatro engajado

Em períodos autoritários ou democráticos, as artes cênicas cumprem um papel ético e estético

 28/11/2023 - Publicado há 5 meses     Atualizado: 06/12/2023 as 8:24
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Michelle Ferreira e o teatro engajado
/

Arte e política sempre andaram juntas na resistência aos regimes autoritários na América Latina. Experiências como o teatro de rua de Augusto Boal, o teatro negro de Abdias do Nascimento, a Companhia do Latão e o grupo uruguaio El Galpón mostraram como o artista não pode estar distante da sua realidade social.

Derrotadas as ditaduras, como é fazer teatro engajado em regimes democráticos, ainda que muitos deles em crise? Para responder a essa e outras questões, o Brasil Latino traz uma entrevista com a atriz e gestora cultural Michelle Ferreira. Com doutorado pelo PROLAM/USP e Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ela traça caminhos, críticas e desafios para o teatro latino-americano.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.