Brasil Latino: Estudantes latino-americanos criam curso de espanhol

Ideia é usar a riqueza e variedade da cultura hispânica para o aprendizado do idioma

27/02/2024 - Publicado há 2 meses
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Estudantes latino-americanos criam curso de espanhol
/

Em 2023, a colombiana Alejandra Amaris terminou o doutorado no Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina (PROLAM/USP) e transformou sua língua natal em instrumento de trabalho. Ela faz parte de um grupo de estudantes e egressos de diferentes cursos de pós-graduação da Universidade de São Paulo que criou o coletivo Espanhol Por SP (https://espanholporsp.org/br).

Pensando em como levar a melhor experiência de ensino de espanhol para os alunos, as aulas são conduzidas por professoras nativas, de diferentes nacionalidades. Com abordagem comunicativa e atualizada, a ideia é fazer com que o aluno se expresse de modo natural e real, aprendendo o idioma baseado no desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas: fala, leitura, escrita e escuta. Dessa maneira, o objetivo primordial é capacitar os alunos para a comunicação a partir do conhecimento da riqueza e variedade da língua espanhola. Atividades extracurriculares são realizadas para complementar a imersão cultural.

Dania Inayeh Gudiño é a idealizadora do grupo. Em seu país de origem, o México, ela deu cursos de espanhol e de alfabetização para comunidades indígenas. “Em 2008, tive a oportunidade de vir ao Brasil, um sonho de infância. Durante a faculdade, comecei a ensinar espanhol como língua estrangeira e me especializar em educação e ensino da língua. Foi a partir daquele momento que minha vida mudou!”, afirma.

O contato com Espanhol Por SP pode ser feito pelas redes sociais.

Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.