Brasil Latino: a notícia do ponto de vista latino-americano

Revista Babel, editada por alunos de Jornalismo da ECA-USP, traz reportagens com critérios de noticiabilidade decoloniais

30/01/2024 - Publicado há 3 meses
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: a notícia do ponto de vista latino-americano
/

Projeto iniciado em 1997, a revista digital Babel traz em sua mais recente edição, uma pauta exclusivamente latino-americana. Todo o processo de elaboração da pauta, redação, edição e diagramação seguiu critérios decoloniais, uma novidade implantada pela Comissão de Coordenação de Curso em 2023.

Sob orientação do professor Alexandre Barbosa, responsável pela disciplina Laboratório de Jornalismo Impresso (Revista), a proposta de fazer uma edição com temática latino-americana colocou a história, a cultura popular e as personagens do continente como categoria central da notícia.

Babel traz várias reportagens interessantes. A matéria de capa é sobre os 50 anos do golpe militar no Chile. A edição também apresenta a música ranchera, manifestação da cultura popular do México que influenciou a música sertaneja no Brasil, e o rock latino com o título “Mate, tango y rock n’roll”.

Nesta edição do Brasil Latino, o professor Alexandre Barbosa e os alunos de Jornalismo Jacqueline Silva, Jorge Fofano Júnior e Luanne Caires falam da experiência de ter um outro olhar sobre a América Latina.

Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.