Nova mostra do Cinema da USP revive a paixão pelo cinema

Até 30 de março, evento pretende cativar o público com a apresentação de 20 produções de diferentes gêneros e países de origem

 07/03/2024 - Publicado há 2 meses
Por
Cartaz da mostra Para Gostar de Cinema - Foto: Reprodução/Cinusp

“Na vida, poucas sensações equivalem àquela de ver um grande filme em uma sala de cinema.” Foi com essa premissa em mente que os curadores do Cinema da USP Paulo Emilio (Cinusp) montaram a tradicional mostra Para Gostar de Cinema, exibida anualmente com o objetivo de reviver a paixão coletiva pelo cinema. A mostra traz 19 longas e um curta pertencentes a países, gêneros e épocas diferentes, que, na visão dos curadores, “são encantadores, visual e narrativamente, e proporcionam uma experiência sensorial emocionante de uma forma que só é possível quando se está submetido à telona”, descreve Theo Gama, curador do Cinusp.

A mostra, iniciada na última segunda (4), se estende até 30 de março nas salas do Cinusp instaladas no Centro Cultural Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, e no Centro MariAntonia da USP, na região central de São Paulo. Além das exibições tradicionais, a mostra ainda conta com eventos especiais: o Noitão Aranha e a Batalha.

A mostra Para Gostar de Cinema ocorreu pela primeira vez em 2020, semanas antes do início da pandemia, contando com títulos como Amores Expressos (1994), de Wong Kar Wai, Playtime – Tempo de Diversão (1967), de Jacques Tati, e Meu Amigo Totoro (1995), de Hayao Miyazaki, sucessos do cinema de seus respectivos países. Realizada nas primeiras semanas de aula, durante o período de recepção dos calouros, a mostra surge com uma mistura de clássicos do cinema, títulos mais apelativos e filmes menos populares que não seguem um recorte temático como as outras mostras. Assim, além de transmitir ao público o sentimento de se apaixonar novamente pelo cinema, o Cinusp divulga suas salas e convida os ingressantes a conhecê-las.

Theo Gama - Foto: Linkedin

Destaques da curadoria

“Por não ter um recorte temático específico, a escolha dos filmes da Para Gostar de Cinema acaba sendo mais complicada, então decidimos alguns dos títulos imprescindíveis e depois vamos adicionando filmes a partir deles, tentando compor uma variedade maior de gêneros e países”, conta Theo Gama. O curador aponta alguns dos filmes que são “essenciais” por chamarem a atenção do público, dado o impacto que tiveram na indústria cinematográfica, como Matrix (1999), Cidade dos Sonhos (2001) e Janela Indiscreta (1954). No entanto, para Gama, filmes como o iraniano Onde Fica a Casa do Meu Amigo? (1987) merecem tanto destaque quanto.

O longa acompanha um garoto em seu trajeto para devolver o caderno de seu amigo, e atinge o público com sua aparente simplicidade, ao mesmo tempo em que foge da lógica comercial das produções estadunidenses. A jornada do menino iraniano é um dos filmes mais importantes do diretor Abbas Kiarostami, e será exibida no Camargo Guarnieri, nos dias 8 e 18, às 16h e 19h, respectivamente, e no Centro MariAntonia, no dia 17, às 18h.

Para André Quevedo, também curador do Cinusp, as sessões do título nacional A Mulher de Todos (1969), de Rogério Sganzerla, são imperdíveis. Sganzerla foi um dos fundadores do Cinema Marginal Brasileiro, movimento que surge como uma espécie de resposta ao Cinema Novo ao utilizar conscientemente as condições precárias de produção para construção da estética. “É um filme muito pouco assistido, principalmente pelo fato de sua cópia digitalizada possuir uma qualidade muito ruim”, conta Quevedo. No Cinusp, o longa será exibido em sua versão no filme de 35mm, ou seja, estará na melhor qualidade possível desde que foi exibido originalmente em 1969. “Geralmente só vemos filmes nesse formato em algumas salas, como as do Sesc, da Cinemateca Brasileira ou do Instituto Moreira Salles. Então é um grande evento, para nós, poder exibir um filme nessa qualidade”, explica Quevedo. O longa nacional zomba dos valores retrógrados da sociedade brasileira a partir do humor, e será exibido em duas sessões, ambas no Camargo Guarnieri: dia 21, às 16h, e dia 26, às 19h.

Já para a também curadora do Cinusp Maria Fernanda Araújo, o título Sedução e Vingança (1981) se destaca na seleção. Dirigido por Abel Ferrara, parte do roteiro foi escrita pela atriz principal, Zoë Lund, que na época tinha 17 anos, e aborda questões como o estupro e invisibilidade da mulher nas grandes cidades. O longa também foge da lógica comercial estadunidense, ao mesmo tempo em que entretém o espectador. Sedução e Vingança será projetado no Camargo Guarnieri nos dias 13, às 19h, e 26, às 16h, e no Centro MariAntonia, às 16h do dia 30.

Os três curadores concordam sobre a importância do romance senegalês Atlantique (2011), dirigido por Mati Diop, sobrinha do diretor Mambéty. O longa tem como temática a dor de uma paixão interrompida, e foi filmado inteiramente em uolofe, língua local do Senegal. “É um filme lindo, que toca em uma série de questões sociais, e também traz destaque para diretoras mulheres”, conta Gama. O longa será exibido nos dias 11 e 20 de março, respectivamente às 16h e 19h, no Camargo Guarnieri.

Programação

Um dos gêneros que mais impactam o público e geram emoções é o de ação, representado na mostra do Cinusp pelos longas Alvo Duplo (1986), de John Woo, e Matrix, das irmãs Lily e Lana Wachowski. Ambos clássicos do gênero, o primeiro retrata os embates entre dois irmãos — um policial e um criminoso — após um serviço que deu errado e acabou com um deles na prisão, e será exibido em duas sessões: 15 de março, às 19h, no Camargo Guarnieri, e 10 de março, às 16h, no Centro MariAntonia. Já Matrix acompanha Neo em sua rebelião contra a realidade simulada em que a humanidade vive, e se tornou um marco na relação entre o cinema e a tecnologia durante a virada do milênio. O longa rodará no Camargo Guarnieri no dia 7, às 19h, no dia 20, às 16h, e no Centro MariAntonia, no dia 9, às 18h.

Proporcionando ao espectador uma inquietação similar ao gênero ação, o suspense aparece na mostra por meio de dois filmes: Janela Indiscreta, de Alfred Hitchcock, que acompanha um homem acamado após um acidente, que acredita ter presenciado um assassinato na casa de seus vizinhos, e Prelúdio Para Matar (1975), do italiano Dario Argento, uma mistura de suspense e terror que também parte da premissa do testemunho de um crime. A audiência poderá assistir o suspense de Hitchcock no dia 18, às 16h, no Camargo Guarnieri, e no dia 9, no Centro MariAntonia, às 16h. Já o suspense italiano terá sua exibição nos dias 14 e 27, no Camargo Guarnieri, respectivamente às 16h e 19h, e no dia 17, às 16h, no Centro MariAntonia.

O terror também pode assumir um caráter de contestação e exposição de questões sociais, como é feito nos longas Carrie, a Estranha (1976) e Sedução e Vingança. Os filmes exploram a figura da mulher e problematizam as violências sofridas por elas, expondo como elas encontram na vingança e agressão uma forma de lidar com seus traumas, seja no bullying retratado em Carrie, um retrato da juventude feminina, seja na violência sexual sofrida pela protagonista de Sedução e Vingança. Carrie, a Estranha estará nas telas do Camargo Guarnieri nos dias 13 e 21, às 16h e 19h, assim como do Centro MariAntonia, no dia 24, às 18h.

O sentimento gerado nos espectadores não precisa necessariamente vir como algo angustiante ou fruto do medo, e também pode ser encontrado nas comoções do cotidiano, como é o caso da jornada solitária da protagonista de O Raio Verde (1986), de Éric Rohmer. Os espectadores podem assistir ao título na sala Camargo Guarnieri, em suas sessões nos dias 12 e 28, às 19h e 16h, e no Centro MariAntonia, dia 16, às 16h.

O tom cotidiano da mostra também está presente em dois comentários políticos e sociais: Faça A Coisa Certa (1989), do americano Spike Lee, e Um Dia Quente de Verão (1991), do taiwanês Edward Yang. O americano retrata a tensa convivência entre diferentes comunidades e culturas no Brooklyn, em Nova York, no decorrer de um único dia, e será exibido no Camargo Guarnieri no dia 14, às 19h, e no Centro MariAntonia, às 18h do dia 10. Já o taiwanês captura a forma como conflitos traumáticos da história taiwanesa invadem a vida de dois jovens ao longo de vários anos entre as décadas de 1950 e 1960, e poderá ser assistido no Camargo Guarnieri às 19h do dia 8 e no Centro MariAntonia, às 16h do dia 23.

Uma vez que o intuito da mostra é evocar sentimentos, a curadoria não poderia deixar de fora o gênero romance. O filme francês Retrato de uma Jovem em Chamas (2019) segue a mesma temática de Atlantique — a dor de um amor interrompido —, e será reproduzido no Camargo Guarnieri no dia 19, às 16h, e no Centro MariAntonia, às 18h do dia 30. Para completar a tríade de filmes de romance da mostra, a tela do Cinusp Camargo Guarnieri exibirá Medianeras – Buenos Aires na Era do Amor Virtual (2011), dia 22, às 16h. O longa retrata de forma leve e bem-humorada os relacionamentos modernos nas grandes capitais, marcados pela presença da internet.

O gênero musical também tem sucesso em prender a atenção do público e evocar emoções, dessa vez por meio dos movimentos coreografados. Os longas Duas Garotas Românticas (1967) e Buena Vista Social Club (1999) representam esse papel na mostra, trazendo tanto tradição quanto questões sociais em seus enredos. Duas Garotas Românticas, de Jacques Demy, será exibido no Camargo Guarnieri, também no formato de 35mm, nos dias 19 e 25, às 19h e 16h, respectivamente. Já Buena Vista Social Club, documentário musical sobre a banda cubana homônima dirigido por Wim Wenders, pode ser visto nos dias 7 e 22, às 16h e 19h respectivamente, também no Camargo Guarnieri.

Quando questiona a si mesmo, como é o caso em Persona (1966), do sueco Ingmar Bergman, e Cidade dos Sonhos, de David Lynch, o cinema é capaz de gerar desconforto e catarse. Ambos os filmes possuem a mesma premissa: duplas de mulheres cujas identidades, em determinado momento, começam a se confundir. O longa de Bergman brinca com a própria materialidade do filme, e será exibido nos dias 12, às 16h, e 25, às 19h, na sala Camargo Guarnieri, e no dia 24, às 16h, no Centro MariAntonia. Enquanto isso, a produção de Lynch desafia preceitos de montagem, adquirindo um tom quase surreal que se aproxima do curta experimental Tramas do Entardecer (1943), da diretora Maya Deren, com o qual será exibido em sessão conjunta no Camargo Guarnieri, nos dias 11 e 27 de março, às 19h e 16h respectivamente, e no Centro MariAntonia, às 18h do dia 16.

A animação japonesa Millennium Actress (2001), de Satoshi Kon, também compõe a mostra, adicionando ainda mais à variedade de gêneros e formatos expostos. Já a animação do mesmo diretor de Perfect Blue (1997) e Paprika (2006) utiliza a metalinguagem para retratar a produção fictícia de um documentário sobre uma atriz de cinema que desapareceu misteriosamente da cena do cinema. Inspirada em trajetórias reais, a animação será exibida também na sala Camargo Guarnieri, no dia 28 de março, às 19h.

Alguns dos filmes serão exibidos em 4K, a maior resolução disponível nos cinemas brasileiros. São eles: Matrix; Cidade dos Sonhos; Faça a Coisa Certa; Janela Indiscreta; Retrato de uma Jovem em Chamas; Millennium Actress; Alvo Duplo; Carrie, a Estranha; Prelúdio Para Matar.

Eventos especiais

A programação da mostra Para Gostar de Cinema também conta com eventos especiais, entre eles o Noitão Aranha. No dia 22 de março, às 21h, na sala Camargo Guarnieri, serão exibidos os três filmes da trilogia dirigida por Sam Raimi e protagonizada por Tobey Maguire entre 2002 e 2007 — Homem-Aranha 1, 2 e 3 —, além das duas animações da série Aranhaverso: Homem-Aranha no Aranhaverso (2018) e Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (2023). Ao explicar o motivo por trás das escolhas, Gama conta que também são levados em consideração os gostos pessoais dos curadores: “Nós achamos que essa trilogia é uma das melhores de filmes de super-heróis já feitas, principalmente por conta da direção sublime de Sam Raimi, que constrói de uma forma muito coesa e que chama muito a atenção. Nas cenas de batalha, principalmente, os vilões são construídos de uma forma muito instigante, que lembra o cinema de horror”.

A mostra também realizará uma Batalha, na qual o filme mais votado pelos espectadores será exibido no dia 15, às 16h, na sala Camargo Guarnieri. Nesta edição, a competição será entre dois clássicos de comédia adolescente dos anos 2000: Meninas Malvadas (2004) e Superbad (2007). As instruções para participar da votação serão publicadas nas redes sociais do Cinusp, e o anúncio do vencedor será feito no dia 14, também pelas redes.

Para além dos dois eventos especiais, o Cinusp exibirá no dia 13, às 20h30, o longa Spring Breakers: Garotas Malvadas, como homenagem às fantasias ganhadoras do Concurso de Fantasias da mostra Morrendo de Rir, que ocorreu em outubro do ano passado.

A mostra Para Gostar de Cinema, do Cinema da USP Paulo Emilio (Cinusp), está em cartaz até 30 de março, em sessões às 16, 18, 19 e 20 horas, nas salas do Cinusp instaladas no Centro Cultural Camargo Guarnieri da USP (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo) e no Centro MariAntonia da USP (Rua Maria Antônia, 258/294, Vila Buarque, região central de São Paulo, próximo às estações Higienópolis-Mackenzie e Santa Cecília do Metrô). Entrada grátis. A programação completa da mostra e mais informações estão disponíveis no site do Cinusp.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.