Cinema da USP exibe “Breve Miragem de Sol” em sessão on-line

Apresentação será nesta quinta-feira, dia 15, e incluirá debate com o diretor do filme, Eryk Rocha

 13/10/2020 - Publicado há 4 anos
Cena do filme Breve Miragem de Sol – Foto: Reprodução

O filme Breve Miragem de Sol será exibido nesta quinta-feira, dia 15, em mais uma sessão virtual promovida pelo Cinema da USP Paulo Emilio (Cinusp). O longa ficará disponível das 14 até as 22 horas, em link a ser disponibilizado pela produtora Aruac Filmes. Às 19 horas, haverá debate sobre a obra com o cineasta Eryk Rocha, diretor do filme, que será transmitido pelo canal do Cinusp no Youtube.

Produzido em 2019, Breve Miragem de Sol dialoga com um cinema mais experimental, que retrata a vida de um taxista, Paulo, que dirige pelas ruas do Rio de Janeiro conduzindo passageiros em meio a uma crise existencial, segundo a sinopse distribuída pelo Cinusp. Paulo é divorciado e pai de um filho que não consegue ver regularmente.

O cineasta Eryk Rocha, diretor de Breve Miragem de Sol – Foto: Reprodução

Breve Miragem de Sol propõe um cinema de rua, em que a ficção se abre ao documentário, ao imponderável da vida e da cidade. Ele tem algo de ‘diário de um trabalhador’, e todos os momentos do filme fazem parte da vida, do cotidiano” de Paulo, explicou Eryk Rocha à Globoplay, em agosto passado, por ocasião da estreia do filme naquela plataforma digital.

O motorista Paulo é interpretado pelo ator Fabricio Boliveira, que também fez o papel de Wilson Simonal na cinebiografia do músico. “Trabalhei nas noites do Rio de Janeiro durante meses de preparação, com taxistas novos e antigos. Foi incrível estar nos grupos de WhatsApp deles e encarar uma realidade cruel na cidade, somada à solidão desses profissionais”, disse Boliveira à Globoplay. Por sua interpretação em Breve Miragem de Sol, Boliveira ganhou o prêmio de melhor ator no Festival do Rio de 2019.

A trilha sonora do filme inclui Caetano Veloso, Mart’nália e o angolano Deejay Telio, entre outros. Breve Miragem de Sol estreou no Festival BFI de Londres, na Inglaterra, em 2019.

O filme Breve Miragem de Sol ficará disponível nesta quinta-feira, dia 15, das 14 às 22 horas, em link ainda a ser disponibilizado. O debate com o cineasta Eryk Rocha acontece no mesmo dia, às 19 horas, no canal do Cinusp no Youtube. Mais informações podem ser obtidas no site do Cinusp.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.