USP oferecerá 1.500 vagas a alunos de escolas públicas no Provão Paulista

Voltado a estudantes da rede pública, o Provão Paulista nasceu como uma ideia da USP e será uma nova forma de ingresso no ensino superior. Ao todo, serão 13 mil vagas na USP, Unesp, Unicamp, Univesp e Fatecs

10/07/2023 - Publicado há 10 meses     Atualizado: 09/08/2023 as 18:33
Governador Tarcísio de Freitas na cerimônia de lançamento do Provão Paulista, realizada nesta segunda-feira, 10 de julho, no Palácio dos Bandeirantes – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Uma cerimônia realizada na manhã de hoje, dia 10 de julho, no Palácio dos Bandeirantes, marcou o lançamento oficial do Provão Paulista, uma avaliação voltada para alunos do ensino médio das escolas estaduais, que dará acesso a cerca de 13 mil vagas em cursos superiores no Estado de São Paulo.

“A vantagem de participar do Provão Paulista é que vamos nos aproximar do Ensino Médio, aumentar a interação com a Secretaria de Educação, preparar melhor os estudantes e acompanhar a evolução dos alunos com potencial para entrar na Universidade. O Provão será a terceira porta de entrada na USP – além da Fuvest e do Enem – e oferecerá 1.500 vagas em todos os cursos, ou seja, cerca de 14% das vagas do vestibular”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

O reitor também ressaltou a importância do auxílio financeiro que será oferecido pela Secretaria aos estudantes com vulnerabilidade socioeconômica para garantir a sua permanência nos cursos.

“O que mais nos motiva para estar no poder público é poder contribuir para a realização dos sonhos das pessoas. Os jovens têm o sonho de ingressar em uma Universidade, porque isso é um passo para o sucesso profissional, para a inserção no mercado de trabalho com um emprego de qualidade. São Paulo tem as melhores universidades do Brasil, o que nos orgulha muito, e é nossa obrigação abrir as portas, dar aos jovens as ferramentas necessárias para que eles possam entrar na universidade, vencer na vida”, ressaltou o governador Tarcísio de Freitas.

Diante de um público composto por muitos estudantes da rede pública que prestigiaram o evento, Tarcísio reforçou: “aproveitem as oportunidades, façam o provão paulista, entrem nas universidades, sejam felizes”.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, “é um momento de alegria. Nós estamos conseguindo uma inclusão efetiva e garantir a integração de atividades, a sinergia de duas secretarias, quatro universidades e o Centro Paula Souza. É uma iniciativa motivante e que certamente vai diminuir a evasão no ensino médio e melhorar o interesse do aluno para continuar estudando ano a ano”.

De acordo com a pasta, a avaliação seguirá os moldes de vestibular, com aplicação presencial fiscalizada nas escolas estaduais, em data única. Todos os estudantes do ensino médio da rede estadual, incluindo os das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), poderão participar do Provão Paulista.

Além de estudantes do Ensino Médio, estavam presentes na cerimônia os reitores das três universidades estaduais paulistas, Pasqual Barretti (Unesp), Carlos Gilberto Carlotti Junior (USP) e Tom Zé (Unicamp) – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Assinaram o protocolo de intenções para instituir o Provão Paulista o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima; os secretários estaduais Renato Feder (Educação), Vahan Agopyan (Ciência, Tecnologia e Inovação), Gilberto Kassab (Governo e Relações Institucionais), e Lais Vita (Comunicação); os reitores Pasqual Barretti (Unesp), Carlos Carlotti Junior (USP) e Tom Zé (Unicamp); a superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá; e o presidente da Univesp, Marcos Borges.

Provão Paulista

O Provão Paulista é uma nova forma de avaliação da Secretaria da Educação, que será aplicada em alunos do ensino médio das escolas estaduais e dará acesso a cerca de 13 mil vagas em cursos superiores da USP, Unicamp, Unesp, Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza já para o ano letivo de 2024.

A meta é oferecer mais uma opção aos alunos da rede estadual para o ingresso nas universidades públicas de São Paulo. “Não estamos apenas dando acesso ao ensino superior, e sim acesso às melhores universidades do país. A educação de São Paulo se orgulha de liderar esse processo de inclusão”, afirmou o secretário da Educação, Renato Feder.

“Logo que assumi a Secretaria, fiz uma reunião com o Carlotti, reitor da USP, que me apresentou o projeto. Ele me disse que gostaria que os alunos das escolas públicas ingressassem direto na universidade. Fazia todo o sentido a ideia e começamos a trabalhar nisso”, contou o secretário.

A nova avaliação começará a ser aplicada no próximo mês de novembro de forma seriada, com questões de múltipla escolha e redação. O acesso às vagas nas universidades será obtido pela nota acumulada pelos alunos.

Neste ano, será considerada apenas a nota dos alunos no último ano; no ano que vem, será considerada a média das notas nos dois anos anteriores; e a partir de 2025 em diante, serão considerados os resultados nas provas aplicadas ao longo das três séries.

Além de facilitar a entrada no ensino superior, a Secretaria da Educação avalia que o Provão Paulista servirá para melhorar o desempenho dos estudantes do ensino médio da rede estadual. A iniciativa também será um instrumento de combate ao abandono e à evasão escolar.

[A partir da esquerda] O secretário de Educação, Renato Feder, a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, o secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, o governador Tarcísio de Freitas, o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, e o reitor da Unesp, Pasqual Barreti – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens