Reitor fala sobre iniciativas da USP para mitigar a violência de gênero em painel da ONU Mulheres

Evento faz parte do movimento solidário “Eles por Elas” (HeForShe); a USP é a única universidade da América do Sul a participar do projeto

 27/05/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 31/05/2021 as 9:31
Por
(Da esq. p/ dir., a partir de cima) Vahan Agopyan, Paul Wainaina, Carl Foulkes e Kalliopi Mingeirou – Foto: Reprodução

 

O reitor da USP, Vahan Agopyan, participou, no dia 27 de maio, do painel Mitigando a violência de gênero, promovido pela ONU Mulheres, como parte do movimento solidário Eles por Elas (HeForShe). Também fizeram parte do debate o chefe da Polícia do Norte do País de Gales, Carl Foulkes, e o vice-reitor da Universidade Kenyatta, do Quênia, Paul Wainaina. A moderação do painel foi da coordenadora da Área de Mitigação da Violência Contra as Mulheres da ONU Mulheres, Kalliopi Mingeirou.

“Este é um problema complexo e adotamos diversas abordagens para lidar com esse tema na Universidade. Os primeiros esforços foram no sentido de mudar a cultura institucional. Primeiro, nós incorporamos a questão de gênero no cerne da administração central, com a criação do Escritório USP Mulheres. Depois, combatemos a violência de gênero sob diversas perspectivas, com a formulação de programas e ações educativas, a organização e liderança de pesquisas, o desenvolvimento de atividades de comunicação e o estabelecimento de parcerias. Por fim, contamos com o envolvimento das Unidades de Ensino e Pesquisa na agenda da igualdade de gênero”, afirmou.

A USP foi uma das dez universidades escolhidas internacionalmente para fazer parte do movimento Eles por Elas, sendo a única da América do Sul a participar do projeto, que convoca pessoas de todo o mundo para desenvolver iniciativas e advogar pela igualdade de gêneros. Lançada em 2015, a iniciativa ElesPorElas Impacto 10x10x10 reúne dez chefes de Estado, dez presidentes de empresas e dez presidentes de universidades.

Assista, a seguir, à integra do painel.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.