USP e Hyundai discutem futuras parcerias no ramo da energia limpa e sustentável

Em evento no RCGI, o reitor da USP e o presidente mundial da Hyundai falaram sobre colaborações em áreas estratégicas no ramo da energia, com foco em uma produção sustentável e limpa

23/02/2024 - Publicado há 2 meses
O presidente da Hyundai, Euisun Chung, e o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, discutiram parcerias estratégicas para produção de energia limpa – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, e os coordenadores do Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI, na sigla em inglês) receberam o presidente mundial do Grupo Hyundai Motor, Euisun Chung, para discutir possíveis parcerias e colaborações em áreas estratégicas no ramo da energia, com foco em uma produção sustentável e limpa. O encontro foi realizado no RCGI, localizado na Escola Politécnica (Poli)

Na ocasião, o reitor da USP destacou o empenho da gestão na consolidação de novas parcerias. Carlotti também falou sobre o interesse na área de energia nuclear, ressaltando que a Universidade já possui projetos em andamento. “A partir de 2021, a USP passou a oferecer a habilitação em Engenharia Nuclear aqui na Poli, com objetivo de capacitar mais profissionais nessa parte estratégica da matriz energética mundial”, disse.

O presidente da Hyundai reiterou a disposição da empresa para produção de energia limpa e de hidrogênio menos custoso. “Acreditamos que uma parceria entre o setor privado e a Universidade será capaz de aliar tecnologia, capital e pesquisa, necessários para o avanço rumo a uma produção de energia cada vez mais sustentável e limpa”, afirmou.

Também estavam presentes no evento o diretor executivo do RCGI, Julio Meneghini, que fez uma apresentação sobre as pesquisas realizadas no Centro, e o diretor da Poli, Reinaldo Giudici, além de outros representantes da empresa sul-coreana.

Hidrogênio verde

O RCGI (Research Centre for Greenhouse Gas Innovation) existe desde 2014 como um Centro de Pesquisa em Engenharia da Fapesp. A partir de 2023, passou a ser integrado como um centro de estudos ligado à Reitoria, complementando as experiências da Universidade no apoio à pesquisa e desenvolvimento do uso sustentável de gás natural, biogás, hidrogênio, gestão, transporte, armazenamento e uso de CO2, com foco na sustentabilidade e mitigação das emissões de gases de efeito estufa.

Uma das principais linhas de pesquisa do Centro é a relacionada à utilização de calor para converter etanol em hidrogênio. No segundo semestre deste ano, a Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, em São Paulo, deverá abrigar a primeira estação experimental de abastecimento de hidrogênio renovável a partir de etanol do mundo. A planta-piloto ocupará uma área de 425 metros quadrados e terá capacidade de produzir 4,5 quilos de hidrogênio por hora, quantidade suficiente para abastecer até três ônibus e um veículo leve.

*Estagiária sob supervisão de Adriana Cruz