Reitores da União Ibero-Americana discutem mobilidade virtual e ampliação da rede

Em 2020, a reunião dos representantes da União Ibero-Americana de Universidades foi on-line

29/09/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 01/10/2020 as 14:19
Foto: Reprodução

Na manhã de hoje, dia 29 de setembro, os reitores das universidades que compõem a União Ibero-Americana de Universidades (UIU) participaram do encontro anual da rede que, neste ano, teve de ser realizada virtualmente por causa da pandemia da covid-19.

“Vivemos momentos atípicos, mas apesar da grande redução da mobilidade de nossos pesquisadores percebemos que as atividades em colaboração e troca de informações aumentaram. Como dirigentes, nós temos que adequar nossas ações e simplificar os processos para possibilitar a realização do trabalho conjunto mesmo em épocas de pandemia”, disse o reitor da USP, Vahan Agopyan no encerramento da reunião anual.

A UIU é uma aliança acadêmica estabelecida em 2016, entre cinco universidades da América Latina e da Espanha – USP, Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), Universidade de Buenos Aires (UBA), Universidade Complutense de Madrid (UCM) e Universidade de Barcelona (UB) –, para o desenvolvimento de programas conjuntos de pesquisa, ensino e mobilidade de pesquisadores.

Na primeira parte do encontro, um grupo de trabalho composto por representantes das cinco universidades discutiu as adequações dos projetos em andamento ao atual cenário da pandemia, a mobilidade de pesquisadores, fontes de financiamento, realização de eventos virtuais e propostas para a ampliação da rede, com o ingresso de outras instituições.

“A UIU é uma de nossas redes prioritárias e, apesar das restrições causadas pela pandemia, nós estamos fazendo o possível para assegurar a manutenção de nossos projetos e atividades”, ressaltou o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Valmor Alberto Augusto Tricoli.

Além dos representantes da USP, a reunião virtual contou com a participação dos reitores da Universidade de Barcelona, Joan Elias Garcia; da Universidade de Buenos Aires, Alberto Barbieri; e da Universidade Nacional Autônoma do México, Enrique Graue Wiechers. Também participaram os dirigentes Dámaso López García (UCM), Francisco Trigo (Unam), Gabriel Mario Capitelli (UBA) e Bibiana Crespo Martín (UB), responsáveis pelas áreas de relações internacionais de cada instituição.