USP recruta voluntários para avaliar mobilidade e equilíbrio de idosos

Podem participar idosos acima de 60 anos que são capazes de andar de forma independente, sem dores no quadril ou pernas e sem doenças cardíacas, metabólicas descompensadas ou degenerativas

 31/01/2023 - Publicado há 1 ano
Por

O Laboratório de Avaliação e Reabilitação do Equilíbrio (Lare) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP busca idosos para participar da pesquisa Análise do equilíbrio e da capacidade funcional em idosos da comunidade. Os interessados devem se inscrever por meio deste link.

Podem participar pessoas acima de 60 anos que são capazes de andar de forma independente, sem ajuda de bengala ou andador, sem doenças cardíacas ou metabólicas descompensadas, sem dor no quadril ou pernas e sem doenças neurodegenerativas, como demência avançada, esclerose múltipla, doença de Parkinson ou esclerose lateral amiotrófica.

A pesquisa tem como objetivo avaliar quais aspectos estão mais associados a ocorrência de quedas, desequilíbrio e declínio da mobilidade em idosos, por meio de questionários e testes clínicos.

O estudo é conduzido por Anne Caroline Lima Bandeira, com orientação da professora Daniela Cristina Carvalho de Abreu, do Departamento de Ciências da Saúde da FMRP.

Mais informações: lare.fmrpusp@gmail.com


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.