Pró-Reitoria de Pesquisa premia novas lideranças na área docente

Prêmio é concedido a docentes com até 40 anos de idade que se destacam pelo impacto de sua pesquisa científica, artística ou cultural

Editorias: Institucional - URL Curta: jornal.usp.br/?p=285966
Os docentes premiados e os dirigentes da Universidade na cerimônia – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Oito docentes da USP foram agraciados com o Prêmio Excelência para Novas Lideranças, outorgado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), em cerimônia realizada no dia 8 de novembro, na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria, em São Paulo.

O prêmio é concedido a docentes com até 40 anos de idade que se destacam pelo impacto de sua pesquisa científica, artística ou cultural, em cada grande área do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Linguística, Letras e Artes.

Nesta primeira edição, a PRP recebeu 37 inscrições. As propostas foram analisadas por uma Comissão Avaliadora composta por 24 pesquisadores externos, representantes de todas as áreas do conhecimento, levando em conta o impacto científico ou social e a relevância das atividades de pesquisa para o desenvolvimento de seu campo de estudos, para a visibilidade da pesquisa realizada na Universidade e para a interação da USP com a sociedade.

Cada docente contemplado recebeu um prêmio no valor bruto de R$ 15 mil.

O pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto, ressaltou que “a USP tem mostrado uma produtividade científica grandiosa e inequívoca. Essa capacidade produtiva, consequência do esforço abnegado e da inteligência aqui presente, deve, certamente, ser preservada. Identificar pesquisas de impacto no sentido amplo é uma das motivações deste prêmio”.

Para o reitor da USP, Vahan Agopyan, “este prêmio representa o reconhecimento aos novos docentes que estão garantindo o futuro da nossa Universidade. Não podemos esquecer a responsabilidade que temos de sermos docentes e pesquisadores de uma universidade em um país que tem muito a se desenvolver”.

Assista, a seguir, aos vídeos, produzidos pelo Jornal da USP, com cada um dos professores premiados.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.