Pró-reitores de graduação da USP, da Unesp e da Unicamp debatem Provão Paulista

Webinar “O Provão Paulista e o Acesso ao Ensino Superior” é promovido pela Cátedra Instituto Ayrton Senna do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP)

01/08/2023 - Publicado há 9 meses
O debate será mediado pela titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional, Maria Helena Guimarães de Castro – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A implementação do Provão Paulista como nova forma de ingresso nas universidades estaduais paulistas será tema de debate no webinar O Provão Paulista e o Acesso ao Ensino Superior, que será realizado no dia 2 de agosto, às 16h, pela Cátedra Instituto Ayrton Senna do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP).

O evento pretende discutir os desafios a serem enfrentados na aplicação da avaliação seriada, as contribuições desta nova modalidade de ingresso ao ensino superior, voltada exclusivamente para estudantes de ensino médio da rede estadual, e os aspectos envolvidos na implementação do novo modelo.

O webinar contará com a presença do pró-reitor de Graduação da USP, Aluisio Segurado; da pró-reitora de Graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Célia Giacheti; do pró-reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Ivan Toro; do presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Marcos Borges; e do coordenador das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs), Rafael Alves. O debate será mediado pela titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional, Maria Helena Guimarães de Castro.

O Provão Paulista oferecerá cerca de 13 mil vagas aos alunos da rede estadual, sendo aproximadamente 2.800 dessas vagas abertas pela adesão das universidades estaduais paulistas. As inscrições para assistir ao webinar e receber certificado de participação podem ser feitas por meio de formulário on-line. Este é o primeiro evento de uma série prevista pela Cátedra para discutir esta nova forma de acesso ao ensino superior voltada aos cerca de 400 mil estudantes do ensino médio de escolas estaduais de São Paulo.