Museu do Ipiranga está com cerca de 50% das obras de restauro e ampliação concluídas

O dado foi apresentado durante o encontro virtual promovido pelo Comitê Gestor responsável pelo projeto de restauração do museu com representantes dos patrocinadores da obra

 08/03/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 22/06/2021 as 15:54
Por
Este foi o quinto encontro do grupo, que tem se reunido sistematicamente desde novembro do ano passado – Foto: Reprodução

 

Cerca de 50% das obras de reforma e ampliação do Museu do Ipiranga estão concluídas, de acordo com o superintendente do Espaço Físico (SEF) da USP, Francisco Ferreira Cardoso. O dado foi apresentado durante a reunião virtual promovida pelo Comitê Gestor responsável pelo projeto de restauração do museu com representantes dos patrocinadores da obra, no dia 8 de março. Este foi o quinto encontro do grupo, que tem se reunido sistematicamente desde novembro de 2019.

Cardoso explicou que, no edifício-monumento, estão sendo executadas as etapas de higienização da fachada, recomposição de revestimento, instalações diversas e restauro de ornamentação. Quando a obra estiver concluída, o prédio, que é um patrimônio tombado nas esferas municipal, estadual e federal do governo, será dedicado exclusivamente à visitação pública, com exposições e espaços para apreciação visual de sua arquitetura, acessibilidade, sustentabilidade e segurança, com equipamentos especiais para a prevenção de incêndios.

Já o Edifício Ampliação, um espaço novo com 6.800 metros quadrados de área, deverá abrigar sala de exposições temporárias, salas para atendimento do programa educativo, café, auditório e lojas.

Apesar de alguns desafios como o alto índice de chuvas e as restrições impostas pela pandemia da covid-19, segundo o superintendente, o cronograma de obras está sendo seguido à risca. O Museu do Ipiranga foi fechado para visitação do público em 2013 e a expectativa é que seja reaberto em setembro de 2022, completamente renovado e ampliado, para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil (assista, a seguir, a mais um capítulo da série Diário da Obra, produzida pelo museu).

Os trabalhos de restauração, modernização e ampliação do museu devem custar cerca de R$ 188 milhões e contam com patrocínios diretos e incentivados via Lei de Incentivo à Cultura pelas seguintes empresas: Atlas, Banco Safra, BNDES, Bradesco, Caterpillar, Comgás, CSN, EDP, EMS, Fundação Banco do Brasil, Honda, Itaú, Vale, Sabesp, Grupo Ultra Ipiranga e Pinheiro Neto Advogados.

Conjunção de esforços

Além dos cerca de 50 representantes das empresas patrocinadoras, participaram da reunião o governador João Doria; o secretário estadual de Cultura e Economia Criativa, Sérgio de Sá Leitão; o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido; e o reitor da USP, Vahan Agopyan.

“A partir da conjunção de esforços da Universidade, do poder público e da iniciativa privada, estamos conseguindo fazer um trabalho que, há dois anos, parecia impossível. Em 2022, vamos conseguir entregar para a sociedade um museu renovado e ampliado”, destacou Agopyan.

Outro tema na pauta da reunião foi o planejamento das exposições que ocuparão os 5.456 metros quadrados de área e 43 ambientes dedicados a esse fim. A professora Vânia Carneiro de Carvalho, que coordena o Grupo Executivo de Museologia, apresentou informações sobre os trabalhos de conservação e restauração das milhares de peças das 12 exposições que deverão ocupar todos os espaços do edifício-monumento a partir de 2022.

O coordenador do Escritório de Desenvolvimento de Parcerias da USP, Rudinei Toneto Júnior, apresentou os dados do relatório de execução financeira e as informações atualizadas sobre o fluxo de caixa.

O vice-diretor do museu, Amâncio Jorge de Oliveira, falou sobre as estratégias de comunicação e ações digitais de divulgação adotadas pela instituição durante o ano de 2020, como o desafio Gamers do Ipiranga.

A diretora do museu, Rosária Ono, finalizou a apresentação abordando o projeto de restauro e modernização do jardim francês, localizado em frente ao edifício-monumento, e que está integrado ao projeto de restauro da instituição.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.