“Desafio Gamer” propõe transformar em jogo o Novo Museu do Ipiranga

Iniciativa durante o VII Festival Games for Change América Latina propõe desenvolvimento de jogos sobre acervo, arquitetura e história do Museu do Ipiranga; até três propostas poderão ser desenvolvidas ao longo do primeiro semestre de 2021

 01/12/2020 - Publicado há 3 anos
Criação de games é uma das iniciativas digitais do Novo Museu do Ipiranga para divulgar seu acervo e história – Arte sobre foto/123RF

.

Durante o Festival Games for Change América Latina, que será sediado pela USP entre os dias 5 e 12 de dezembro, o Museu do Ipiranga busca interessados em “gamificar” a sua memória e transformar seu acervo e sua história em jogos, criando novas dinâmicas de interação com o público. Os vencedores ganharão, além de recompensas e prêmios em criptomoedas WiBX e Moeda da Paz, a oportunidade de ter seus jogos desenvolvidos ao longo de 2021, com lançamento previsto no Dia da Independência do próximo ano. A participação não é restrita a desenvolvedores e programadores – qualquer um com uma ideia pode participar. Os jogos, uma vez desenvolvidos, serão usados gratuitamente por escolas e instituições do ramo como ferramenta de ensino sobre o Museu do Ipiranga e a história do Brasil.

“O Novo Museu do Ipiranga tem forte atuação nos meios digitais, como a digitalização do acervo junto ao Wiki Movimento Brasil e as exposições no aplicativo Museu do Ipiranga Virtual”, conta o vice-diretor da instituição, Amâncio Jorge de Oliveira. “Neste momento, ampliamos essas ações convidando a comunidade a participar do desafio Gamers do Ipiranga, para que o público possa aprender sobre o Museu e a nossa história brincando”, e conclui: ”Esta é mais uma forma de matar a saudade do Museu do Ipiranga até reabrirmos em 2022”.

O Gamers do Ipiranga é um dos desafios propostos no VII Festival Games for Change América Latina, evento online que reúne mentorias, game jams (atividade voltada à criação de jogos), playtestes, feira de negócios, networking, minicursos e uma etapa competitiva, o Pitch for Change, com premiações especiais. Desde 2004, a rede Games For Change capacita e incentiva designers de jogos e mídias imersivas a criar tecnologias transformadoras, que facilitem os processos de aprendizagem, transformação e emancipação democrática. O festival traz, em sua oitava edição na América Latina, oportunidades de aprendizagem, interação, imersão, recompensas e prêmios. Confira a programação e se inscreva: https://latam.gamesforchange.org.

+ Mais

Festival on-line promove jogos para construção de um mundo melhor

Com o acompanhamento de mentores, os inscritos no desafio Gamers do Ipiranga usarão a arquitetura, a história e os acervos para criar ambientes com os quais se possa aprender jogando. Entre os dias 7 e 9 de dezembro, acontece um período de aprendizagem colaborativa, no qual um comitê formado por acadêmicos ligados ao museu, coordenadores do Games for Change, desenvolvedores e promotores de festivais de games darão sugestões e tirarão dúvidas sobre os projetos. No dia 11, às 14h, os criadores participarão ao vivo do evento Pitch for Change, no qual explicarão suas propostas. E, no dia 12, serão anunciados os vencedores do desafio, que receberão prêmios especiais atribuídos pelos júris popular e especializado, além de recompensas e premiações em WiBX (Brasil) e Moedas da Paz (Japão).

Até três propostas selecionadas pelo Gamers do Ipiranga serão convidadas a desenvolver seus jogos ao longo do primeiro semestre de 2021. As etapas, regras e o tipo de apoio serão estabelecidos pelo Comitê de Seleção formado por especialistas. Não há pré-requisito para participação. Podem participar profissionais, pesquisadores e estudantes de todos os níveis, desde o ensino médio até o pós-doutoramento.

O desafio para a criação de games sobre o Novo Museu do Ipiranga é uma das várias iniciativas digitais da instituição, que busca se aproximar de um público mais jovem. Em comemoração à Independência do Brasil, neste ano, foi lançado o aplicativo Museu do Ipiranga Virtual, com duas exposições interativas: Retratos da Independência e Dirigíveis de Santos Dumont. Há previsão de que novas exposições digitais sejam lançadas ao longo do próximo ano. Além disso, junto ao Wiki Movimento Brasil, foram realizadas diversas maratonas de edição para aprimoramento de verbetes na Wikipédia, bem como para a digitalização de seu acervo, colaborando com bandeiras de conhecimento aberto e licenças livres.

 

Desafio Gamers do Ipiranga

VII Festival Games for Change América Latina
5 a 12 de dezembro
Programação e inscrições: https://latam.gamesforchange.org

.

Com informações da Assessoria de Imprensa Museu do Ipiranga


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.