Observadores externos vão acompanhar processo de eleição dos novos reitor e vice-reitor

Comissão Eleitoral divulgou os nomes dos três professores e um suplente que fazem parte do grupo

17/09/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 03/10/2021 as 19:47

A Comissão Eleitoral que coordena o processo para a escolha dos novos reitor e vice-reitor da Universidade divulgou os nomes dos membros titulares e suplente que irão compor o grupo de observadores externos à USP que acompanhará o sistema eletrônico de votação e totalização de votos do pleito.

Foram designados os professores Paulo Matias, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Sandro Rigo, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e Ney Lemke, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); e, como suplente, Geraldo Sorte, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

+ Mais

Eleição para reitor e vice-reitor da Universidade será realizada no dia 25 de novembro

Esta será a primeira vez que o processo eleitoral contará com uma comissão de observadores externos. “A nomeação de comissão externa e independente de observadores é uma novidade no processo eleitoral da USP, mas que já vem sendo adotada em eleições virtuais em outras instituições acadêmicas. É uma providência bem-vinda especialmente nos tempos atuais, em que parece ter virado hábito questionar a seriedade e a confiabilidade  de processos eleitorais eletrônicos”, destaca o presidente da Comissão Eleitoral e diretor da Faculdade de Direito (FD), Floriano Peixoto de Azevedo Marques Neto.

A eleição para composição da lista tríplice de chapas dos principais dirigentes da Universidade será realizada em turno único, no dia 25 de novembro, das 9h às 18h, por meio de sistema eletrônico de votação e totalização de votos.

A Assembleia Universitária será constituída pelo Conselho Universitário, pelos Conselhos Centrais, pelas Congregações das Unidades e pelos Conselhos Deliberativos dos Museus e dos Institutos Especializados.

O reitor e o vice-reitor, professores titulares da USP, serão nomeados pelo governador do Estado a partir da lista tríplice.