Carnathon USP premia projetos para gestão de insumos, redução de energia e mobilidade

Além dos três projetos vencedores, também serão implantados os cinco projetos que receberam menção honrosa

 30/06/2021 - Publicado há 4 meses  Atualizado: 05/07/2021 as 19:29
Por

.

Aconteceu na manhã de hoje, dia 30 de junho, a premiação dos projetos aprovados no Carnathon USP, uma competição em que estudantes de graduação e pós-graduação elaboraram propostas para tornar a gestão dos campi da Universidade mais sustentável.

“A USP está comprometida com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e esse compromisso não é só um discurso, é uma realidade. Em uma universidade de pesquisa, a formação de nossos alunos se dá não apenas nas salas de aula, mas em ambiente de pesquisa, com o envolvimento em atividades extracurriculares, em iniciativas que possam trazer benefícios à coletividade. Por isso, todos os alunos que participaram dessa competição são vencedores”, afirmou o reitor Vahan Agopyan.

O vice-reitor Antonio Carlos Hernandes reforçou a importância da iniciativa para toda a sociedade. “Cada vez que a USP disponibiliza o que ela tem de melhor, que são as pessoas, para atender às demandas da sociedade, todos saímos ganhando. Esses projetos poderão ser instalados não só nos campi, mas também nas cidades do entorno, mostrando a importância da Universidade para a construção de soluções”, disse Hernandes.

A cerimônia de premiação também contou com a participação da pró-reitora adjunta de Cultura e Extensão Universitária, Margarida Maria Krohling Kunsch; da coordenadora do Carnathon USP, Adriana Backx Noronha Viana; do diretor da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp), Antonio Vargas de Oliveira Figueira; do chefe de Gabinete, Marcos Domingos Siqueira Tavares; dos prefeitos dos campi, dos professores supervisores dos projetos e dos estudantes.

1o lugar: ResidUSP (Poli)

2o lugar: Redução do consumo de energia elétrica do Restaurante Universitário (EEL)

3o lugar: Aplicativo Mobi USP (FFCLRP)

 

Campi mais sustentáveis

O projeto vencedor foi o ResidUSP: plataforma de gestão de insumos e resíduos químicos dos laboratórios da USP, da Escola Politécnica. O segundo lugar ficou com o projeto Redução do consumo de energia elétrica do Restaurante Universitário através do sistema de pré-aquecimento da água por meio do aquecedor solar feito de tubos de cobre, da Escola de Engenharia de Lorena (EEL); e o terceiro foi obtido pelo projeto Aplicativo Mobi USP, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP).

“Essa competição mostra que a equipe USP – professores, estudantes e dirigentes – pode criar soluções para os desafios de cada campus. Mais do que isso, os projetos apresentam soluções simples que podem ser aplicadas e replicadas, servindo de exemplo para toda a sociedade”, afirmou a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado.

Além dos três projetos vencedores, as cinco propostas que receberam a menção honrosa também serão implantadas, dessa maneira, contemplando todos os campi da Universidade.

Carnathon USP

Promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), o Carnathon teve o objetivo de fortalecer a ação conjunta de ensino, pesquisa e extensão, com resultados que beneficiem a comunidade, estimulem o pensar criativo e inovador dos estudantes e contribuam para uma formação mais cidadã.

Os projetos devem oferecer soluções para questões enfrentadas pelas Prefeituras dos campi, dentro de seis campos temáticos específicos – gestões da água, energia elétrica, resíduos sólidos, mobilidade, saúde e bem-estar social –, além do campo “Você traz sua ideia”, aberto a novas abordagens.

A realização do Carnathon USP conta com a parceria das Pró-Reitorias de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação, das Prefeituras dos campi da USP, da Agência USP de Inovação, da Superintendência de Gestão Ambiental e da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp).


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.