Alunos estrangeiros são recebidos em encontro de integração na USP

O evento, promovido pela Agência USP de Cooperação Nacional e Internacional, tem o objetivo de conhecer melhor e integrar os alunos estrangeiros que escolheram a USP para fazer intercâmbio

31/08/2022 - Publicado há 2 anos
Cerca de 200 alunos de graduação e de pós-graduação participaram do evento – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Para receber e integrar os alunos estrangeiros de graduação e de pós-graduação que escolheram a USP para fazer intercâmbio, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) promoveu nesta terça-feira, dia 30 de agosto, o Evento de Recepção aos Alunos Internacionais edição 2022. Cerca de 200 estudantes de países como Colômbia, Peru, França e Espanha participaram da atividade, realizada no Centro de Difusão Internacional, no campus da USP em São Paulo.

O presidente da Aucani, Sergio Persival Baroncin Proença, deu as boas-vindas aos estudantes. “Vocês são nossos alunos agora, fazem parte da nossa vida acadêmica e, como estrangeiros, vocês também são embaixadores de seus países e trazem um pouco do seu idioma e da sua cultura para a USP. Essa sinergia é muito importante não só para a sua experiência pessoal e profissional, mas também para toda a Universidade”, destacou.

Os pró-reitores Marli Quadros Leite (Cultura e Extensão Universitária), Aluisio Augusto Cotrim Segurado (Graduação), Miriam Debieux Rosa (adjunta de Inclusão e Pertencimento), Paulo Alberto Nussenzveig (Pesquisa e Inovação) e Márcio de Castro Silva Filho (Pós-Graduação) apresentaram aos estudantes as oportunidades oferecidas por cada uma de suas áreas.

A vice-reitora da Universidade, Maria Arminda do Nascimento Arruda, ressaltou que “a USP é uma instituição que orgulha a todos os que passam por ela. Tenho a certeza de que vocês também ficarão muito orgulhosos por terem encontrado aqui um ensino de alta qualidade, baseado na produção científica e cultural. A formação do estudante de hoje exige essa multiplicidade de habilitações”.

O grupo feminino do Coral USP e uma apresentação de capoeira animaram o encontro e mostraram um pouco da cultura brasileira aos participantes.