Doutorandos podem integrar equipes internacionais para solucionar problemas globais

A USP selecionará 30 alunos de doutorado e 15 docentes para participarem da segunda edição do programa Future 17

 Publicado: 29/07/2022  Atualizado: 03/08/2022 as 19:11
Por
Fotomontagem com imagens de Freepik e ONU por Adrielly Kilryann/Jornal da USP

Alunos de doutorado têm até o dia 20 de agosto para se inscrever na segunda edição do Future 17, uma iniciativa global que reúne universidades de diferentes países para desenvolver soluções para problemas relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.

“O Future 17 é uma oportunidade para os alunos colaborarem em equipes internacionais e desenvolverem as habilidades necessárias para resolver problemas e atuar em equipes multiculturais e multi-institucionais”, explicou o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, Niels Olsen Saraiva Câmara.

Pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, Niels Olsen Saraiva Câmara – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A USP selecionará 30 doutorandos de todas as áreas do conhecimento para representar a Universidade e integrar equipes interdisciplinares que terão 12 semanas para elaborar respostas a problemas reais, sugeridos por empresas, instituições do terceiro setor e governos de todo o mundo.

Também serão selecionados 15 docentes para atuarem como mentores, supervisionando e auxiliando os alunos de acordo com sua área de pesquisa. As atividades serão desenvolvidas entre os meses de setembro e novembro, de forma remota. É imprescindível ter conhecimento da língua inglesa.

Para participar, tanto os doutorandos quanto os docentes interessados podem preencher o formulário disponível na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani).

Os alunos selecionados receberão uma bolsa PAE Sustentabilidade, no valor de R$ 827 mensais, durante os três meses de atividades. Já os docentes selecionados para mentoria receberão um Auxílio Mobilidade Individual, no valor de R$ 10 mil.

Para mais informações, consulte o edital disponível na página da PRPG ou envie as dúvidas para o e-mail prpg@usp.br.

Future 17

O programa Future 17 é uma iniciativa global promovida pela Universidade de Exeter (Reino Unido) e pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds Limited (QS) para incentivar docentes e alunos das principais universidades do mundo a trabalhar no desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas reais, associados a um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A USP é uma das quatro universidades fundadoras da iniciativa, ao lado da Universidade de Exeter, da Universidade Stellenbosch (África do Sul) e da Universidade Chinesa de Hong Kong. A expectativa é que a segunda edição do programa amplie o consórcio, com a entrada de mais 20 universidades de todo o mundo.

“Por abordar a agenda 2030 da ONU, o programa Future 17 ajuda o aluno a perceber qual a relevância social de sua pesquisa e como ela se relaciona aos ODS. Ele reforça a ideia de que a conexão entre a pesquisa e os ODS precisa existir para transformar o mundo e torná-lo mais sustentável”, explicou Câmara.

Foto: Reprodução

Na USP, a iniciativa é coordenada pelo assessor da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Bruno Cogliati, e pela servidora Lucilene Zanateli Pereira, em parceria com a Aucani.

Primeiro edital

O primeiro edital do programa foi lançado em março deste ano e selecionou 15 professores para atuarem como tutores e 30 alunos de pós-graduação para participar das atividades.

Os projetos propostos abordaram problemas como o uso ecologicamente correto de resíduos de saquinhos de chá, estratégias para fornecer sabão a comunidades pobres e carentes de saneamento básico, e pesquisas de mercado.

No final das atividades, as equipes apresentaram as soluções desenvolvidas e responderam a perguntas dos especialistas. Os alunos receberam um certificado de participação no programa Future 17.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.