Universidade de Salamanca renova e intensifica seus laços com a USP

Acordo de cooperação assinado no último dia 6 de março reafirma a parceria importante entre as duas universidades e projeta novas possibilidades

07/03/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 10/03/2023 as 18:08
[Da esquerda para a direita] Vera Lucia Amaral Ferlini, Rubens Beçak, Maria Arminda do Nascimento Arruda, Carlos Gilberto Carlotti Junior, José Manuel Santos Pérez e Ana Paula Torres Megiani – Marcos Santos/USP Imagens
A Universidade de Salamanca (USAL) e a USP firmaram, no último dia 6 de março, um acordo de cooperação acadêmica entre as instituições. O documento tem como objetivo estreitar e fortalecer os laços entre as duas instituições nas áreas acadêmica e cultural, e apresenta um caráter “guarda-chuva”, ou seja, não interfere em acordos específicos que os institutos da USP já tenham anteriormente firmado com a USAL.

A reunião contou com a presença do professor José Manuel Santos Pérez, diretor do Centro de Estudios Brasileños (CEB), representando a USAL, e do reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior. A vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda e os professores Ana Paula Torres Megiani, Rubens Beçak e Vera Lucia Amaral Ferlini também estiveram presentes.

“A USP tem uma história de parceria com a Universidade de Salamanca. É uma instituição muito importante para nós”, afirmou Carlotti. O reitor da USP também agradeceu e disse que irá considerar o convite feito pelo reitor da USAL, para comparecer à cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa que será concedido ao artista Caetano Veloso em setembro de 2023.

A vice-reitora Maria Arminda Arruda Nascimento lembrou que a reafirmação do acordo entre as universidades vem em um ótimo momento. “Estamos nos esforçando para manter relações próximas com as instituições de ensino ibero-americanas, e Salamanca é uma das prioridades. A Universidade deve se extroverter”, afirmou Arruda.

Após a assinatura, o professor Pérez fez uma apresentação sobre os trabalhos desenvolvidos no Centro de Estudios Brasileños. “A Universidade de São Paulo é uma das melhores parceiras que a Universidade de Salamanca tem no exterior. Faço votos para que continuemos juntos por mais dez anos no mínimo”, saudou o professor da USAL. Pérez também lembrou a importância da USP para o CEB e os resultados frutíferos dessa parceria, como a Revista de Estudos Brasileños, que tem sua direção compartilhada entre as duas universidades.

O Centro de Estudios Brasileños: um amigo muito próximo

O Centro de Estudos Brasileños completou vinte e dois anos neste mês de março. Desde 2008, é sediado no Palacio Maldonado, um edifício do século XV situado na Plaza de San Bento, em Salamanca. Hoje, aproximadamente 200 alunos brasileiros fazem parte dos programas de pós-graduação do Centro.

O CEB possui uma biblioteca com 6 mil volumes, entre obras brasileiras e que falam sobre o Brasil. Além da Revista de Estudios Brasileños, o Centro possui diversas iniciativas acadêmicas e culturais para divulgação de suas pesquisas sobre o Brasil, como, por exemplo, concursos literários e fotográficos e o programa de rádio “Brasil: muito mais que samba”.

O diretor do CEB, José Manuel Santos Pérez e Ana Paula Torres Megiani, professora da FFLCH – Marcos Santos/USP Imagens