Tom Jobim e Newton Mendonça mudaram os rumos da MPB

História de uma das grandes duplas da bossa nova foi contada no programa “Olhar Brasileiro”, da Rádio USP

 06/04/2021 - Publicado há 3 anos
Os compositores Tom Jobim e Newton Mendonça
Os compositores Tom Jobim e Newton Mendonça – Fotos: Reprodução/ Domínio público

Ouça nos links abaixo o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 4 de abril de 2021, que destacou a parceria entre Tom Jobim e Newton Mendonça.

Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

A história de uma das mais importantes parcerias da música popular brasileira – que reuniu os compositores cariocas Tom Jobim (1927-1994) e Newton Mendonça (1927-1960) – foi contada no programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), no dia 4 passado. “Tom Jobim e Newton Mendonça eram amigos de infância. Ao se tornarem parceiros, fizeram juntos 13 clássicos da bossa nova que ajudaram a mudar os rumos da música popular brasileira”, disse o pesquisador Omar Jubran, produtor e apresentador do programa.

Os 13 clássicos de Tom Jobim e Newton Mendonça foram apresentados no programa, na voz de diferentes intérpretes: Incerteza – a primeira composição assinada pela dupla, em 1953 -, Samba de Uma Nota Só, Meditação, Desafinado, Domingo Azul do Mar, Brigas, Teu CastigoCaminhos Cruzados, Foi a NoiteLuar e Batucada, Perdido nos Teus Olhos, Discussão e Só Saudade.

Segundo Jubran, Jobim e Mendonça apresentavam praticamente as mesmas qualidades como compositores. “Ambos criavam melodias avançadas para a época, harmonias requintadas e letras engenhosas de pouca formalidade, portanto facilmente assimiláveis”, destacou o pesquisador.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às terças-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.