Rádio USP mostra a genialidade de Raphael Rabello

Violonista interpreta músicas de Pixinguinha, Tom Jobim, Chico Buarque e Garoto, entre outros compositores

 01/12/2020 - Publicado há 3 anos

Ouça nos links abaixo o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 29 de novembro de 2020, que destacou a obra do violonista Raphael Rabello (1962-1995).

Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
O violonista Raphael Rabello e o violão de sete cordas, sua especialidade – Foto: Reprodução

O encontro de dois dos mais extraordinários instrumentistas da música internacional – o violonista brasileiro Raphael Rabello (1962-1995) e o guitarrista espanhol Paco de Lucía (1947-2014) – foi um dos destaques do programa  Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 29 passado, que abordou a obra de Rabello. No histórico registro exibido no programa, Rabello e Lucía interpretaram Samba do Avião, de Tom Jobim.

Nascido em Petrópolis (RJ), Rabello morreu com apenas 32 anos, em 1995, mas deixou como legado um virtuosismo que fez a crítica considerá-lo um dos maiores violonistas do século 20. Em Olhar Brasileiro, ele interpreta no violão de sete cordas – sua especialidade – músicas de Pixinguinha, Radamés Gnattali, Garoto e Chico Buarque, entre outros compositores.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às terças-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.