Livro mostra o panorama do jornalismo esportivo no Brasil

Obra em dois volumes, com artigos de diferentes autores, será lançada no dia 17, com transmissão pelo Youtube

13/11/2020 - Publicado há 3 anos
Com 15 artigos e 480 páginas, Jornalismo Esportivo no Brasil aborda temas relacionados a várias modalidades esportivas no Brasil – Fotomontagem sobre imagens Freepik e Unsplash – Camila Paim/Jornal da USP

Com a suspensão das competições esportivas por causa da pandemia do novo coronavírus, o jornalismo esportivo precisou se reinventar em 2020 e os profissionais tiveram que adotar novos formatos de trabalho.

O professor Luciano Maluly, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, um dos organizadores de Jornalismo Esportivo no Brasil – Foto: Arquivo pessoal

Analisar essas transformações é uma das propostas do livro Jornalismo Esportivo no Brasil, que será lançado no próximo dia 17, terça-feira, às 18 horas, com transmissão pelo canal do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP no Youtube. A obra é organizada pelo professor Luciano Maluly, daquele departamento, e pelos pesquisadores Rafael Duarte Oliveira Venancio e Gustavo de Araújo Longo.

Composto de artigos escritos por diferentes autores, Jornalismo Esportivo no Brasil está dividido em dois volumes. O primeiro, com 210 páginas, traz sete artigos que abordam temas como as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, a biografia de Horácio Baby Barioni, criador dos Jogos Abertos do Interior, e o fenômeno da luta livre. O trabalho dos jornalistas na cobertura da Seleção Brasileira de Futebol, o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio e o conceito de “antifutebol” na Argentina também são tratados no livro, além da estratégia adotada pelas emissoras de televisão, durante a pandemia, de reprisar jogos.

Já o segundo volume, com 270 páginas, reúne oito artigos. Eles abordam temas como o excesso de entretenimento no noticiário esportivo, a relação entre violência, dominação, esporte e produção jornalística e o trabalho de comunicação dos Jogos Abertos do Interior. Outros temas discutidos nesse volume são futebol e desinformação, o portal Você Esporte Clube, mídia e beisebol, Fórmula 1 e o processo de criação do site Ludopédio, referência nos estudos sobre futebol no Brasil.

No lançamento de Jornalismo Esportivo no Brasil, no dia 17, os autores dos artigos vão falar sobre suas pesquisas nas áreas de comunicação e esporte, comentar os textos publicados na obra e debater as mudanças ocorridas na cobertura jornalística de eventos esportivos. Os dois volumes do livro foram publicados pela Amazon em novembro de 2020 e estão à venda no e-commerce da empresa no Brasil, nas versões impressa e digital.

O livro Jornalismo Esportivo no Brasil será lançado no dia 17, às 18 horas, no canal do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP no Youtube. Grátis. Não é preciso fazer inscrição.

Cartaz de lançamento do livro Jornalismo Esportivo no Brasil – Foto: Divulgação