Peças de Aristófanes reforçam o poder das mulheres

Professora comenta três obras do dramaturgo grego: “Lisístrata”, “As Tesmoforiantes” e “Assembleia de Mulheres”

 10/03/2021 - Publicado há 3 anos

Assista no link abaixo ao vídeo As Mulheres de Aristófanes, da série Estudos Clássicos em Dia, com a professora Ana Maria César Pompeu, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Três comédias do dramaturgo grego Aristófanes (447-385 antes de Cristo) colocam as mulheres como protagonistas. Em Lisístrata, As Tesmoforiantes – ambas de 411 antes de Cristo – e Assembleia de Mulheres, datada de 392 antes de Cristo, elas são o centro das ações, que se desenrolam na cidade de Atenas e revelam aspectos da cultura e das instituições da Grécia antiga.

O dramaturgo grego Aristófanes (447-385 antes de Cristo) – Foto: Reprodução

As peças são analisadas pela professora Ana Maria César Pompeu, da Universidade Federal do Ceará (UFC), no mais recente vídeo da série Estudos Clássicos em Dia, produzida pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, intitulado As Mulheres de Aristófanes.

No vídeo, Ana Maria resume as três comédias de Aristófanes, que a professora chama de “trilogia feminina”. Lisístrata mostra os planos de um grupo de mulheres de Atenas e de outras cidades – lideradas por Lisístrata – que, para acabar com a interminável guerra entre as póleis gregas, planejam fazer uma greve de sexo, recusando-se a se entregar a seus maridos caso os conflitos não cessem. Em As Tesmoforiantes, as mulheres se reúnem para se vingar do dramaturgo grego Eurípedes (480-406 antes de Cristo), que em suas tragédias desvaloriza o sexo feminino. Já Assembleia de Mulheres retrata uma revolução feminina, em que as protagonistas exigem a tomada do poder em Atenas, garantindo que são melhores do que os homens para administrar a cidade.

Um dos maiores nomes do teatro grego antigo, Aristófanes escreveu mais de 40 peças de teatro, das quais 11 estão preservadas. Além da “trilogia feminina” comentada por Ana Maria, é autor também de As Nuvens, em que ridiculariza o filósofo Sócrates, Os Cavaleiros – uma crítica feroz aos políticos da época, pintados como crápulas, ignorantes e patifes –, As Vespas, Os Acarnenses, A Paz, As Aves, As Rãs e Pluto.

Formada em Letras pela UFC em 1991, Ana Maria é mestre e doutora pela USP. Especialista no teatro grego antigo, pesquisa e leciona principalmente sobre a obra de Aristófanes e do também dramaturgo grego Menandro (342-291 antes de Cristo).

Assista no link acima ao vídeo As Mulheres de Aristófanes, da série Estudos Clássicos em Dia, com a professora Ana Maria César Pompeu.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.