Professores lançam livro de introdução à política

Obra será lançada nesta quinta-feira, dia 11, às 18 horas, no canal da Editora Companhia das Letras no Youtube

09/03/2021 - Publicado há 3 anos
A democracia grega antiga: livro analisa as origens, a trajetória, as crises e os desafios do regime “do povo” – Foto: Reprodução de obra de Philipp Foltz / Wikipédia

Publicado pela Editora Jorge Zahar, o livro Estado e Democracia – Uma Introdução ao Estudo da Política será lançado nesta quinta-feira, dia 11, às 18 horas, no canal da Editora Companhia das Letras no Youtube. A obra traz textos de André Singer, Cicero Araujo – ambos professores do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP – e Leonardo Belinelli, pesquisador ligado àquele departamento. O evento de lançamento do livro terá a mediação da jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de S. Paulo.

Com 304 páginas, o livro reproduz o conteúdo da disciplina Política I, ministrada aos alunos do primeiro ano do curso de graduação em Ciências Sociais da FFLCH. Nele, os autores abordam o tema da democracia desde as origens desse regime, ainda na Antiguidade grega e romana. Destacam também a origem do Estado moderno, as revoluções democráticas – como a Revolução Americana, em 1776, e a Revolução Francesa, em 1789 -, o advento de regimes totalitários na Europa nos anos 30, como o fascismo e o nazismo, o igualitarismo do pós-guerra e a onda neoliberal e seus impactos na democracia – entre outros assuntos.

Capa do livro que será lançado nesta quinta-feira, dia 11 – Foto: Reprodução

Os vários temas tratados no livro foram abordados com base no tripé “política, Estado e democracia”, explica o professor Cicero Araujo, de acordo com texto divulgado pelo Serviço de Comunicação Social da FFLCH, assinado por Eliete Viana. “Com isso encontramos um fio para percorrer uma história que é, na verdade, cheia de zigue-zagues e que o livro não teria como dar conta. A escolha do tripé nos forneceu um modo de fazer o percurso que, de outro modo, seria impossível abranger.”

Embora não tenha como objetivo dar respostas aos problemas da democracia contemporânea, o livro é importante para entender as crises e os desafios que os Estados democráticos enfrentam atualmente, como destaca outro autor da obra, o professor André Singer, ainda segundo o texto de Eliete Viana. “A compreensão de como a democracia se formou ajuda a entender a crise pela qual passa hoje. O ataque às instituições democráticas no Brasil de hoje tem uma longa história por trás.”

Já Leonardo Belinelli lembra a dificuldade de escrever um livro introdutório. “Tivemos três preocupações básicas: escrever da maneira mais clara possível, embora o assunto seja árido, explicitar nexos que para um leitor já familiarizado podem soar evidentes e, por fim, claro, manter o rigor histórico e conceitual, sem o qual o livro não seria capaz de atingir o seu objetivo”, diz o pesquisador.

O livro Estado e Democracia – Uma Introdução ao Estudo da Política, de André Singer, Cicero Araujo e Leonardo Belinelli, será lançado nesta quinta-feira, dia 11, às 18 horas, no canal da Editora Companhia das Letras no Youtube.