Nova mostra do Cinema da USP explora o pós-vida

Nove filmes que buscam imaginar o que acontece depois da morte serão exibidos entre 31 de outubro e 11 de novembro

31/10/2022 - Publicado há 1 ano
Cartazes de filmes que serão exibidos na nova mostra do Cima da USP Paulo Emílio (Cinusp) – Foto: Reprodução

O Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp) dá início nesta segunda-feira, dia 31, a uma nova mostra de filmes, intitulada Post Mortem – “pós-morte”, em português. Os nove filmes a serem apresentados no evento, que vai até 11 de novembro, se propõem a imaginar o que acontece depois da morte. “Buscamos filmes que trabalham com o imaginário clássico de céu e inferno, filmes que falam de fantasmas, espíritos, memórias mórbidas e até do que acontece com o corpo após a morte”, explica Guilherme Guedes, curador do Cinusp.

O primeiro filme da mostra, nesta segunda-feira, às 16 horas, em sessão única, é Entre Quatro Paredes (1954), adaptação da peça de mesmo nome de Jean-Paul Sartre dirigida por Jacqueline Audry. Ambientado em um hotel, que representa o inferno, os três mortos que fazem check-in, com personalidades completamente diferentes, são obrigados a dividir o espaço, julgando seus pecados. Dessa obra surgiu a famosa frase de Sartre “o inferno são os outros”, que sugere que o maior sofrimento é a convivência entre eles.

Previsto para ser mostrado no dia 1º, às 16 horas, e no dia 10, às 19 horas, O Diabo Disse Não (1943), de Ernst Lubitsch, conta a história de Henry Van Cleve, um playboy que morre e é condenado ao inferno, porém o diabo não está convencido que esse é o lugar certo para ele. Henry embarca na jornada de contar sua vida ‒ tida como boêmia e depravada ‒ para o diabo até que o convença. O filme recebeu a indicação ao Oscar de Melhor Direção e Melhor Fotografia em 1944.

O filme mudo O Inferno (1911), baseado na Divina Comédia, de Dante Alighieri, que será exibido no dia 1º de novembro, às 19 horas, e no dia 11, às 16 horas, ficou perdido por quase um século. Graças a uma versão encontrada na Filmoteca Vaticana, ele foi recuperado e apresentado num festival na Itália em 2006, com nova trilha sonora feita pela banda de rock alemã Tangerine Dream. “Estamos felizes em trazer essa obra para nosso público porque ela é considerada rara”, diz o curador Guilherme Guedes.

O Ato de Ver com os Próprios Olhos (1971), dirigido por Stan Brakhage, estará em exibição conjunta às sessões de O Inferno. O filme mostra procedimentos de autópsia usados por patologistas forenses, como a remoção de órgãos e o processo de embalsamamento. “É a única forma pós-vida possível de ser filmada, e ver o corpo humano tal como ele é após a morte”, conta Guilherme. O filme sem som se passa no interior do necrotério de Pittsburgh, nos Estados Unidos, durante uma autópsia.

Orfeu (1950), produzido por Jean Cocteau, é uma adaptação do mito grego de Orfeu e Eurídice, em que Orfeu vai até o mundo inferior a fim de salvar sua amada. “A cena em que ele atravessa do mundo humano para o submundo é uma das mais fantásticas que o cinema já produziu”, destaca o curador do Cinusp. Será exibido no dia 4, às 19 horas, e no dia 10, às 16 horas.

Para quem gosta de filmes de fantasmas, os indicados são Sexto Sentido e Tio Boonmee, Que Pode Recordar Vidas Passadas. O primeiro, com exibição prevista nesta segunda-feira, dia 31, às 19 horas, e no dia 8, às 16 horas, trata de um garoto que enxerga pessoas mortas e recebe a ajuda de seu psicólogo. Juntos, eles sofrem as consequências do poder. O segundo traz a história de Boonmee, que está prestes a morrer por causa de uma doença grave nos rins, e por isso decide passar o tempo com a família no campo, onde começa a ver sua esposa morta. Com direção do tailandês Apichatpong Weerasethakul, ele poderá ser visto no dia 4, às 16 horas, e no dia 11, às 19 horas.

Um grupo de pessoas é recebido no pós-vida. Ali elas são informadas de que devem escolher uma única lembrança para reviver para o resto da eternidade. Esse é o dilema vivido em Depois da Vida (1998), dirigido pelo japonês Hirokazu Kore-eda, que estará na mostra do Cinusp no dia 3, às 19 horas, e no dia 9, às 16 horas.

Já o filme It’s Such a Beautiful Day (2012), de Don Hertzfeldt, é uma animação que mostra os últimos momentos de vida de um homem diagnosticado com uma doença terminal. “O aspecto visual único e a forma como trata seu assunto, valendo-se da memória e de belíssimas sequências líricas para ilustrar o estado mental fragmentado do protagonista, merecem destaque”, diz Guilherme. Ele será exibido nos dias 3, às 16 horas, e 8, às 19 horas.

A mostra Post Mortem, do Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp), acontece de 31 de outubro a 11 de novembro, às 16 e às 19 horas, na sala do Cinusp no Anfiteatro Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Mais informações estão disponíveis no site do Cinusp.